Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627

Ludmila Zatorre Dantas, Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior

Resumo


Regras são elementos importantes na manutenção de práticas culturais. Assim, falhas na sua formulação podem interferir em seu seguimento. Este trabalho analisou seis artigos e um parágrafo presentes na Resolução Nº 214 da UFMS referente às normas de ensino na graduação e possíveis efeitos nos comportamentos dos alunos e professores de Psicologia da instituição. A investigação desta resolução serviu como exemplo para analisar o comportamento de seguir regras sociais. Para isso, realizou-se: separação dos trechos da resolução em grupos, de acordo com o tema ao qual se referiam; análise de cada trecho utilizando-se a tríplice contingência; descrição dos possíveis objetivos de cada trecho; e relato do que se observou nos comportamentos de alunos e professores de Psicologia. Todos os trechos analisados foram considerados descrições incompletas de contingências, uma vez que, em geral, não indicavam consequências para o seguimento da regra, além do fato de não ser amplamente divulgada entre alunos e professores. Supõe-se que isso pode ser um dos fatores para o não cumprimento da resolução.

Palavras-chave


leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.

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DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v12i1.2627

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ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br

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