Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
Abstract
Regras são elementos importantes na manutenção de práticas culturais. Assim, falhas na sua formulação podem interferir em seu seguimento. Este trabalho analisou seis artigos e um parágrafo presentes na Resolução Nº 214 da UFMS referente às normas de ensino na graduação e possíveis efeitos nos comportamentos dos alunos e professores de Psicologia da instituição. A investigação desta resolução serviu como exemplo para analisar o comportamento de seguir regras sociais. Para isso, realizou-se: separação dos trechos da resolução em grupos, de acordo com o tema ao qual se referiam; análise de cada trecho utilizando-se a tríplice contingência; descrição dos possíveis objetivos de cada trecho; e relato do que se observou nos comportamentos de alunos e professores de Psicologia. Todos os trechos analisados foram considerados descrições incompletas de contingências, uma vez que, em geral, não indicavam consequências para o seguimento da regra, além do fato de não ser amplamente divulgada entre alunos e professores. Supõe-se que isso pode ser um dos fatores para o não cumprimento da resolução.
Keywords
leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.
Full Text:
Texto Completo (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v12i1.2627
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br