A efetividade do Programa Nacional de universalização do acesso e uso da energia elétrica – Luz para todos

Lucas Noura Guimaraes

Resumo


A energia elétrica tornou-se, com o avanço da tecnologia, um bem essencial e indispensável à realização do bem-estar social e ao desenvolvimento econômico dos países. Tendo em vista estas características, e de forma a não privar pessoa alguma do acesso à energia elétrica, o Governo Federal brasileiro instituiu o Programa Luz para Todos – PLPT, cujo intuito é o de universalizar o serviço público de energia elétrica para as famílias localizadas nas zonas rurais. Ao fim de 2010, o PLPT se encerra e, por isso, torna-se fundamental avaliar a efetividade do Programa. Neste sentido, foram realizadas visitas e entrevistas a famílias localizadas nos municípios do Estado do Tocantins, de forma a obtermos uma amostragem do resultado do Programa quanto à realização de bem-estar social e aumento da atividade econômica. Optou-se pela não utilização de dados fornecidos pelo Governo Federal, pois a intenção do trabalho é analisar a efetividade do Programa sob o ponto de vista do consumidor, e não do Governo, o que gerou um trabalho original e que serve de contra-ponto à difundida opinião do Governo sobre o Programa. Os resultados das entrevistas realizadas atestam que a energia elétrica mudou a vida das pessoas, abrindo um campo de possibilidades antes inimaginável, tanto no que diz respeito ao lazer, quanto no que tange a produção econômica.
PALAVRAS-CHAVE: DESENVOLVIMENTO; POLÍTICAS PÚBLICAS; EFETIVIDADE; PROGRAMA LUZ PARA TODOS

Texto completo:

Texto completo

Referências


BEGO, Daniel José Busti. Universalização dos serviços de energia elétrica: evolução histórica e necessidades de regulação. In: CASTRO, Marcus F.; LOUREIRO, Luiz G. K. (Org.). Direito da energia elétrica no Brasil: aspectos institucionais, regulatórios e socioambientais. Brasília: ANEEL; UnB, 2010.

BUCCI, Maria P. D. Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

GOMES, Darcílio A. Para conhecer o setor elétrico brasileiro: Glossário técnicojurídico. [S.l: s.n], 2004.

GRAU, Eros R. A ordem econômica na Constituição de 1988. 11. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

LUZ PARA TODOS. Informativos. Disponível em: http://luzparatodos.mme.gov.br/luzparatodos/Asp/informativos.asp. Acesso em: 23 jun. 2010.

LUZ PARA TODOS. Um marco histórico: 10 milhões de brasileiros saíram da escuridão Disponível em: http://luzparatodos.mme.gov.br/luzparatodos/downloads/Livro_LPT_portugues.pdf. Acesso em: 23 jun. 2010.

RANKING do IDH dos Estados. Disponível em: http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3039&lay=pde. Acesso em: 23 jun. 2010.

SAUER, Ildo L. Energia elétrica no Brasil contemporâneo: a reestruturação do setor, questões e alternativas. In: BRANCO, Adriano Murgel (Org.). Política energética e crise de desenvolvimento: a antevisão de Catullo Branco. São Paulo: Paz e Terra, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.5102/rbpp.v1i2.1204

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia