Avaliação do impacto da liga acadêmica na formação do estudante de Medicina do Distrito Federal

Laís Araújo Souto, Melissa Amorim Martins, Ana Cláudia de Souza

Abstract


As ligas acadêmicas (LAs) são organizações protagonizadas por estudantes com orientação de um docente, e se baseiam no tripé indissociável ensino, pesquisa e extensão. Nelas são desenvolvidas diversas atividades como aulas, simpósios, congressos e atividades assistenciais. O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da Liga Acadêmica na formação do estudante de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Nesse sentido, realizou-se um estudo transversal descritivo com estudantes do curso de medicina do CEUB no mês de Março a Agosto do ano de 2023. O instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado via Google Forms. Foram respondidos um total de 100 formulários (questionários) e a média de idade dos entrevistados foi de 24 anos, sendo que a faixa etária que mais participou do estudo foi entre 22-25 anos. O estudo contou com a participação de alunos de todos os semestres da faculdade, com destaque para o nono (n=22) e décimo primeiro semestres (n=22). Quanto ao tempo de permanência e participação nas ligas a maioria (n=74) permaneceram mais de dois anos. A maioria dos entrevistados (n=84) consideraram que o interesse na futura especialidade é um dos principais motivos para ingressar na liga e 98 entrevistados consideraram que ela é importante para aprofundar seus conhecimentos na determinada área estudada. Por meio da liga, 24 entrevistados tiveram o primeiro contato com a pesquisa, e por influência da LA, 79 participaram de alguma atividade extra-curricular como extensão. Concluiu-se, que o impacto das ligas acadêmicas na formação do estudante de medicina do CEUB é positivo, no sentido de que contribui para que o acadêmico tenha um direcionamento na escolha de sua especialidade e contribui positivamente para a inserção do acadêmico de medicina na pesquisa e extensão.

Keywords


liga acadêmica; currículo; ensino.



DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9550

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