A inserção de conteúdos de bioética no ensino médio

Carolina Rocha de Azevedo, Larissa Bertuol de Moraes, Marilia de Queiroz Dias Jácome

Resumo


A falta de ética pode implicar na formação de pessoas que não cumprem seu papel de
cidadão em uma sociedade. O ensino de bioética nas escolas é aceito por muitos autores,
possibilitando com que os alunos saiam de lá mais críticos e bem preparados para
construção de uma comunidade melhor. Compreendendo a importância do ensino da
disciplina, foram propostas neste Projeto de Iniciação Científica diferentes atividades para
alunos de Ensino Médio sobre temas de Bioética, a partir de cinco eixos baseados na
Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, onde utilizou-se sete princípios dos
quinze propostos pela Declaração. Foram definidos cinco encontros para o desenvolvimento
do trabalho, um para cada eixo, sendo o primeiro com o tema dignidade humana e direitos
humanos, em que se indica a apresentação de vídeos para a realização de uma discussão
sobre o assunto. O eixo dois, autonomia e responsabilidade individual e respeito pela
vulnerabilidade humana e pela integridade individual, é abordado com a utilização de um
estudo de caso; no eixo três, para se trabalhar o princípio benefício e dano elaborou-se um
jogo virtual no Kahoot, enquanto no eixo quatro, igualdade, justiça e equidade, propõe-se
que a atividade trabalhe com os alunos o reconhecimento de situações de bullying,
desigualdade e injustiça; no eixo cinco, proteção das gerações futuras, proteção de meio
ambiente, da biosfera e da biodiversidade foi planejado uma simulação realística com a
participação dos alunos. O trabalho foi desenvolvido na forma de um livreto com atividades
lúdicas visando proporcionar uma compreensão mais precisa e interativa dos conteúdos,
pelos participantes. Este material foi produzido para servir como um manual, em que o
professor pode seguir e aplicar em sala de aula.


Palavras-chave


Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Atividade Pedagógica. Biologia.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7527

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