Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
Résumé
Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.
Mots-clés
Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.
Texte intégral :
Texto Completo (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v8i2.1144
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