Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
Resumo
Regras são elementos importantes na manutenção de práticas culturais. Assim, falhas na sua formulação podem interferir em seu seguimento. Este trabalho analisou seis artigos e um parágrafo presentes na Resolução Nº 214 da UFMS referente às normas de ensino na graduação e possíveis efeitos nos comportamentos dos alunos e professores de Psicologia da instituição. A investigação desta resolução serviu como exemplo para analisar o comportamento de seguir regras sociais. Para isso, realizou-se: separação dos trechos da resolução em grupos, de acordo com o tema ao qual se referiam; análise de cada trecho utilizando-se a tríplice contingência; descrição dos possíveis objetivos de cada trecho; e relato do que se observou nos comportamentos de alunos e professores de Psicologia. Todos os trechos analisados foram considerados descrições incompletas de contingências, uma vez que, em geral, não indicavam consequências para o seguimento da regra, além do fato de não ser amplamente divulgada entre alunos e professores. Supõe-se que isso pode ser um dos fatores para o não cumprimento da resolução.
Palavras-chave
leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.
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Texto CompletoDOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v12i1.2627
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