Políticas públicas para a formação e avaliação de magistrados: a contribuição da educação judicial através das escolas de magistratura
Resumen
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
BANCO Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial Nova York/ Washington, 1ª edição, junho de 1996. Disponível em .
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Bibliografia Básica para o Ensino e Pesquisa nas Escolas de Magistratura. Brasília: ENFAM, 2008.
CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang e STRECK, Lênio. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.
FREIRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento urbano. 5ª edição. Rio de Janeiro: José Olimpio, Brasília: INL, 1977.
GRAU, Eros Roberto. Por que tenho medo dos juízes: a intepretação/aplicação do direito e os princípios. 6ª edição refundida do Ensaio e Discurso sobre a Intepretação/Aplicação do Direito. Malheiros: São Paulo, 2014.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2012.
IOJT. Judicial Education and Training: Jornal of the International Organization for Judicial Training. Austrália: National Center for State Courts (NCSC), 2015.
LEAL, Rogério Gesta. Impactos Econômicos e Sociais das Decisões Judiciais: aspectos introdutórios. Brasília: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), 2010.
LEITE, Raimundo Hélio. Aperfeiçoamento e Especialização: o esperado e o alcançado na visão dos alunos que frequentaram os cursos da Escola da Magistratura do Ceará, nos anos de 1995 a 2002. Tese de Doutorado. Fortaleza: UFC, 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MARDEN, Carlos. A Razoável Duração do Processo: o fenômeno temporal e o modelo constitucional processual. Curitiba: Juruá, 2015.
PIRAGIBE, Marcelo. Equilíbrio entre influência e independência na formação judiciária in IOJT. Anais da 7th International Conference on the Training of the Judiciary. Recife, 2015.
PIRAGIBE, Marcelo. Imparcialidade Judicial: direito fundamental implícito – implicações filosóficas, sociológicas e dificuldades práticas no exercício da jurisdição. Saarbrücken: Verlag Editora, 2015.
RANGEL. Ruy (Coord.). Ser Juiz Hoje. Coimbra: Almedina, 2008.
RIAEJ. NCR 1000:2011. Escuela de Estudios Judiciales. “Formación para la Justicia y la Paz”. Acreditación Internacional Norma de Calidad. Disponível em .
SADEK, Maria Tereza; BENETI, Sidnei Agostinho e FALCÃO, Joaquim. Magistrados: uma imagem em movimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
STRECK, Luiz Lenio. O que é isto – decido conforme minha consciência? 2ª edição revista e ampliada. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2010.
STRECK, Luiz Lenio. Verdade e Consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. 4ª edição. São Paulo: Saraiva, 2011.
VIANNA, Luiz Werneck. Corpo e Alma da Magistratura Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro: Revan,1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society – The Development of Hight Psychological Processes. Cambridge MA: Harvard University Press, 1978.
WARAT, Luís Alberto. Cidadania e Direitos Humanos. Revista da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Ano 2004, nº 2. Porto Velho, 2004.
DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v5i3.3778
ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)