As políticas públicas de educação do campo no Brasil e o espaço nelas reservado à pedagogia da alternância das maisons familiales rurales

Juliana Rocha Silva da Rocha Nickel, João Pedro Schmidt

Resumo


Resumo: Apresentamos no trabalho a seguinte hipótese: as políticas públicas brasileiras de Educação para o Campo estão (ou não) dando espaço à Pedagogia da Alternância originadas nas Maisons Familiales Rurales francesas. Para cumprir com a confirmação ou refutação da hipótese, apresentamos, através dos capítulos que em que se desdobram, os seguintes objetivos: primeiro, as principais características das políticas públicas de Educação do Campo (contrapondo-se a uma Educação no Campo, elitista); no segundo capítulo, tratamos de apresentar os principais aspectos da Pedagogia da Alternância (do CEFFAs), que parece ser um instrumento válido de melhoramento das políticas em questão. No tocante à metodologia, optamos pelo método de abordagem hipotético-dedutivo, com a coleta de dados quantificadores e qualificadores e quanto às técnicas, optamos pela bibliográfica e documental. A maior contribuição do trabalho residiria no fato de que a pesquisa trouxe relatos dos maiores interessados em boas políticas públicas de Educação do Campo.

Palavras-chave


Políticas públicas; Políticas públicas de Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Centro Familiar de Formação em Alternância (CEFFA); Maison Familiales Rurales.

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DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v13i2.8482

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