O planejamento na Nova Lei de Licitações e a aplicabilidade de seus instrumentos em pequenos municípios

Marcos André Alamy, Paulo Afonso Cavichioli Carmona

Resumo


A Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre licitações e contratos administrativos, destacou, de maneira implacável, o instrumento do planejamento ao regime de compras e contratações do poder público. Para delimitar o tema analisou-se a situação específica de municípios de pequeno porte, sendo o objetivo do artigo verificar a aplicabilidade dos mecanismos de planejamento previstos na nova Lei de Licitações em municípios de pequeno porte. Como os municípios de pequeno porte se comportarão diante da nova regra legal consiste na hipótese do trabalho. O artigo, dividido em três partes, apresenta primeiramente, a contextualização do planejamento das ações administrativas na esfera pública. Em seguida, foram apresentadas as inovações trazidas pela nova Lei no âmbito do planejamento de compras e contratações. E, na terceira e última parte, foram trazidos os entraves à adoção dos mecanismos de planejamento pelos pequenos municípios. Concluiu-se que as formalidades impostas pela nova Lei desconsideram as múltiplas realidades dos municípios brasileiros. Para se alcançar o proposto foi utilizada a pesquisa bibliográfica e teórica, priorizando a análise de conteúdo. Também, foram avaliados dados do IBGE com relação à estrutura organizacional dos órgãos de controle interno dos municípios e, ainda, do quadro de pessoal de municípios de pequeno porte da microrregião do Vale do Paranaíba em Minas Gerais. A relevância do estudo se relaciona, justamente, a pequena produção cientifica voltada à aplicabilidade da nova Lei a municípios de pequeno porte.

Palavras-chave


Planejamento; Licitações; Compras e contratações; Administração pública; Pequenos municípios

Texto completo:

PDF

Referências


BALEEIRO, Aliomar. Uma Introdução à Ciência das Finanças. 13ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

BÖCKENFÖRDE, Ernest Wolfgang. Estudios sobre el Estado de Derecho y la Democracia. Madri: Editorial Trotta S.A., 2000.

CAMARÃO, Tatiana. O Termo de Referência e sua Importância para alcance de uma Licitação Perfeita. [s.n.t]

DALLARI, Adilson de Abreu. Análise crítica das licitações na Lei 14.133/21. Disponível em: . Acesso em 3/9/21.

DEZAN, Sandro Lúcio; HERKENHOFF, Henrique Geaquinto; GUIMARÃES, Jader Ferreira. A administração pública concretista de direitos fundamentais. Belo Horizonte: Arraes, 2019.

Estado, instituições e democraci: democracia / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasília: Ipea, 2010. v.2 (556 p.): gráfs., mapas, tabs. (Série Eixos Estratégicos do Desenvolvimento Brasileiro; Fortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia; Livro 9)

FARAH, Marta Ferreira Santos. A contribuição da administração pública para a constituição do campo de estudos de políticas públicas. In: MARQUES, Eduardo e FARIA, Carlos Aurélio de (org.). A política pública como campo multidisciplinar. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.

GUEDES, Jefferson Carlos Carús e PINTO, Henrique Alves. Decisões estruturais : vetores de implementação de políticas públicas. Juris Plenum Direito Administrativo, Ano VII, n. 26 (abr/jun). Caxias do Sul. 2020, pp. 75-98.

Perfil dos municípios brasileiros: 2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

SUXBERGER, Antônio Henrique Graciano. O Direito nas Políticas Públicas: o déficit de efetividade dos direitos é um problema normativo ou institucional?, pp. 111-127. In: CALHAO, Antônio Ernani Pedroso e MENEZES, Rafael Lessa Vieira de Sá (org.). Direitos Humanos e Democracia: estudos em homenagem ao Professor Vital Moreira. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios da administração científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 1990.

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de Direito Financeiro e Tributário. 18ª ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2011.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v13i2.8039

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia