Proposta de um índice para o mercado de trabalho brasileiro

Andreia Pereira de Freitas, Gustavo Inácio de Moraes

Resumo


Esta pesquisa propõe-se a criar um indicador consolidado para as condições do mercado de trabalho, através de um índice/nota, que reflita a melhora ou a piora de situação deste mercado. Como consequência, posicionando e possibilitando o seu acompanhamento no decorrer do tempo, para além da taxa de desemprego. Para criação do índice síntese do mercado de trabalho (ISMT), utilizam-se os dados da PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do período do 1º. T de 2012 ao 4º. T de 2018. O ISMT além de comunicar de forma simples e direta, permite um olhar por estado das condições do mercado de trabalho.

Palavras-chave


Indicadores; Mercado de Trabalho; Análise Fatorial; Brasil

Texto completo:

PDF

Referências


AMITRANO, C. R. Considerações sobre o mercado de trabalho no Brasil. In: CORRÊA, VANESSA PETRELLI. Padrão de acumulação e desenvolvimento brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

BALTAR, P. Crise Econômica e Emprego no Brasil In: Moretto, A; Krein, J. D.; Pochmann, M.; e Macambira, J. Economia, Desenvolvimento Regional e Mercado de Trabalho do Brasil. Fortaleza: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Banco do Nordeste do Brasil, Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, 2010.

BALTAR, P. O Crescimento da Economia e o Mercado de Trabalho no Brasil. Texto para Discussão, n. 2036, IPEA, Brasília, 2015.

BALTAR, P. Emprego e Informalidade das Ocupações Urbanas no Brasil dos Anos 90. XI Encontro Nacional dos Estudos Populacionais da ABEP, 2016.

BARBOSA FILHO, F. de H. e MOURA, R. L. Evolução Recente da Informalidade do Emprego no Brasil: Uma Análise Segundo as Características da Oferta de Trabalho e o Setor. Pesquisa e Planejamento Econômico, v.45, n.1, abr./2015.

BORJAS, G. J. Economia do Trabalho, Tradução Brian Taylor, Porto Alegre: AMGH, 2012.

CACCIAMALI, M. C.; TATEI, F. Crise Econômica Mundial: Mudanças nas Características do Desemprego no Mercado de Trabalho Brasileiro. In: Moretto, A; Krein, J. D.; Pochmann, M.; e Macambira, J. Economia, Desenvolvimento Regional e Mercado de Trabalho do Brasil. Fortaleza: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Banco do Nordeste do Brasil, Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, 2010.

CHAHAD, J. P. Z. e MENEZES FILHO, N. A. Mercado de Trabalho no Brasil: Salário, Emprego e Desemprego Numa Era de Grandes Mudanças. São Paulo: Editora LTDA, 2002.

DEDECA, C. S. Notas sobre a Evolução do Mercado de Trabalho no Brasil. Revista de Economia Política. Vol. 25, no. 1 (97), p. 94-111, jan-mar/2005.

FÁVERO, L. P. et.al, Análise de Dados. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

FÁVERO, L. P. e BELFIORE, P. Manual de Análise de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FERNANDES, R. e MENEZES FILHO, N. A. Escolaridade e Demanda Relativa por Trabalho: Uma Avaliação para o Brasil nas Décadas de 80 e 90. In: Chahad, J. P. Z. e Menezes Filho, N. A. (Orgs.) Mercado de Trabalho no Brasil: Salário, emprego e desemprego numa era de grandes mudanças. São Paulo: Editora LTDA, 2002.

HAIR JR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN,B. J.;ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise Multivariada de Dados. 6ª. Ed. Porto Alegre: Bookman,2009.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2019.

MONTALI, L. Família e Trabalho na Reestruturação Produtiva: Ausência de Políticas de Emprego e Deterioração das Condições de Vida. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 42, 2000.

MONTALI, L. Rearranjos Familiares de Inserção, Precarização do Trabalho e Empobrecimento. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Caxambú- MG – Brasil, de 20- 24 de Setembro de 2004.

OLIVEIRA, S. R. e PICCININI, V. C. Mercado de trabalho: múltiplos (des)entendimentos. RAP - Revista de Administração Pública — Rio de Janeiro 45(5):1517-538, Set./out. 2011.

OLIVEIRA, M. P. E MARQUES, R. M. Discutindo Uma Proposta de Índice de Precarização Para O Mercado De Trabalho da Região Metropolitana de São Paulo. Pesquisa & Debate, SP, v. 22, n. 2 (40), p. 321-341, 2011.

PASSOS, L. e GUEDES, D. Participação Feminina no Mundo do Trabalho e a Crise de Cuidados da Modernidade: Conexões Diversas. Planejamento e Políticas Públicas, n.50, Jan./Jun. 2018.

PAULI, R. C. de; NAKABASHI, L. e SAMPAIO, A. V. Mudança estrutural e mercado de trabalho no Brasil. Revista de Economia Política, v. 32, n. 3 (128), p. 459-478, jul-set/2012.

POCHMANN, M. Reação do Mercado de Trabalho no Brasil Metropolitano Frente à Crise Internacional. In: Moretto, A; Krein, J. D.; Pochmann, M.; e Macambira, J. Economia, Desenvolvimento Regional e Mercado de Trabalho do Brasil. Fortaleza: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Banco do Nordeste do Brasil, Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, 2010.

SABOIA, J. Um Novo Índice para o Mercado de Trabalho Urbano no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 4(1): p. 123-146, jan./jun.2000.

SABOIA, J. e KUBRUSLY, L. S. Indicadores para o Mercado de Trabalho Metropolitano no Brasil. IE-UFRJ Discussion Paper, TD 021, 2014.

SILVA, N. D. V. e KASSOUF, A. L. A Exclusão Social dos Jovens no Mercado de Trabalho Brasileiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.2, jul/dez, 2002.

SOARES, F. V. Do Informal Workers Queue for Formal Jobs in Brazil? IPEA -Texto para Discussão 1.021, 2004.

TANNURI-PIANTO, M. E., PIANTO, D. Informal Employment in Brazil — a Choice at the Top and Segmentation at the Bottom: a Quantile Regression Approach. Mimeo, 2002.

TONI, M. de. Para onde vai o mercado de trabalho? A tendência à precarização das relações de trabalho – Um estudo da Região Metropolitana de Porto Alegre. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a obtenção do título de Doutora em Sociologia. Porto Alegre, outubro de 2004.

ULYSSEA, G. Informalidade No Mercado De Trabalho Brasileiro: Uma Resenha da Literatura. Rio de Janeiro, IPEA - Texto para Discussão n. 1070, 2005.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v12i2.7690

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia