Controle penal da loucura e do gênero: reflexões interseccionais sobre mulheres egressas da medida de segurança no Rio de Janeiro

Bruna Martins Costa, Luciana Boiteux

Resumo


Este artigo pretende discutir a relação entre crime e loucura, tendo como foco a condição de mulheres em sofrimento psíquico e mental egressas de medida de segurança de internação no município do Rio de Janeiro. Ele tem como objetivo geral compreender de que forma o controle formal-penal incide sobre as mulheres que cumpriram medida de segurança de internação em estabelecimento de custódia e tratamento psiquiátrico (ECTP) no município do Rio de Janeiro. Parte-se, portanto, de uma pergunta que questiona como o controle formal-penal incide sobre essas sujeitas. Orientada por um referencial interseccional, descolonial e antimanicomial, foi realizada uma investigação teórico-analítica sobre o referido objeto. Com o objetivo de ilustrar essa contribuição, recorreu-se aos aspectos emblemáticos da atuação do controle social formal-penal no caso de transinstitucionalização de uma ex-paciente do Hospital Penal Psiquiátrico Roberto de Medeiros (HPP RM), que foi desinternada durante o primeiro biênio após a implementação pioneira do exame multiprofissional e pericial de avaliação psicossocial (EMPAP) pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão, foi possível identificar que houve um continuum do controle formal-penal para outras formas de controle social, como o controle médico-psiquiátrico, materializado na transinstitucionalização da paciente. Aponta-se para o fato de que o controle social formal-penal parece estar sempre à espreita, esperando que essas mulheres incidam no desvio para serem novamente capturadas pelo sistema de justiça penal. Considera-se, assim, que um extenso caminho precisa ser percorrido no que diz respeito a novos olhares sobre a loucura, bem como há um longo processo de desconstrução e transgressão do ideal hegemônico feminino, ainda hoje a referência de normalidade para as mulheres.

Palavras-chave


Gênero; Loucura; Interseccionalidade; Controle penal; EMPAP; Transinstitucionalização.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ana Paula Müller de. (Entre)laçamentos possíveis entre gênero e saúde mental. In: ZANELLO, Valeska; ANDRADE, Ana Paula Müller de. (Org.). Saúde mental e gênero: diálogos, práticas e interdisciplinaridade. Curitiba: Appris, 2014, p. 59-77.

ANDRADE, Camila Damasceno de. Do trabalho ao cárcere: criminalização e encarceramento feminino em Santa Catarina (1950-1979), 2017. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ANGOTTI, Bruna. Entre as Leis da Ciência, do Estado e de Deus: o surgimento dos presídios femininos no Brasil. 2. ed. San Miguel de Tucumán: Universidad Nacional de Tucumán. Instituto de Investigaciones Históricas Leoni Pinto, 2018.

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

BORGES, Juliana. O que é encarceramento em massa? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BRASIL. Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Lei n. 12.403, de 4 de maio de 2011. Altera dispositivos do Decreto-Lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, relativos à prisão processual, fiança, liberdade provisória, demais medidas cautelares, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Justiça. Portaria Interministerial n. 210, de 16 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Justiça. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN Mulheres, 2014. Disponível em: https://www.justica.gov.br/news/estudo-traca-perfil-da-populacao-penitenciaria-feminina-no-brasil/relatorio-infopen-mulheres.pdf. Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN Mulheres, 2018. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN Mulheres, 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 de março de 2020.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Exposição de motivos, 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio de Saúde da Família – Volume 1: ferramenta para a gestão e o trabalho cotidiano, 2014. (Cadernos de Atenção Básica). Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

CARTA DE BAURU, 2017. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

CARVALHO, Salo de; WEIGERT, Mariana de Assis Brasil e. Sofrimento e clausura no Brasil contemporâneo: estudos críticos sobre fundamentos e alternativas às penas e medidas de segurança. Florianópolis: Empório do Direito, 2017.

COSTA, Bruna Martins. Aprisionamento da loucura: internamento, psiquiatrização e controle penal, 2017. Monografia (Graduação em Direito). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

COUTO, Rita Cristina Carvalho de Medeiros. Eugenia, loucura e condição feminina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 90, p. 52-61, 1994.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DINIZ, Débora. A Custódia e o Tratamento Psiquiátrico no Brasil: Censo 2011. Brasília: Letras Livres, 2013.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1975-1976). 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Guia de fontes e catálogos de acervos e instituições para pesquisa em saúde mental e assistência psiquiátrica no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: LAPS, 2004. Disponível em: . Acesso em: 9 de fevereiro de 2020.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.

JACOBINA, Paulo Vasconcelos. Direito penal da loucura: medida de segurança e reforma psiquiátrica. Brasília: ESMPU, 2008.

LHACER, Patrícia Maria Villa. Transinstitucionalização: caminhos e descaminhos na dinâmica de internações e desinternações de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei no estado de São Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo.

LUGONES, María. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, jul./dez., 2008.

MACHADO, Maíra Rocha. O estudo de caso na pesquisa em direito. In: MACHADO, Maíra Rocha. (Org.). Pesquisar empiricamente o direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017, p. 357-386.

MAGNO, Patrícia Carlos. Encarceramento feminino: um olhar sobre mulheres e medida de segurança. In: BERNER, Vanessa Batista; JUCÁ, Roberta Laena Costa; MORAES, Heloisa Melino. (Org.). Teoria Crítica, Descolonialidade e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2016, p. 115-155.

MAGNO, Patrícia Carlos.; BOITEUX, Luciana. Quando a luta antimanicomial mira no manicômio judiciário e produz desencarceramento: uma análise dos arranjos institucionais provocados pela defensoria pública no campo da política pública penitenciária e de saúde mental. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 8, n. 1, p. 574-604, 2018.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO. Parecer sobre medidas de segurança e hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico sob a perspectiva da Lei n. 10. 216/2001, 2011. Disponível em: . Acesso em: 29 de maio de 2020.

RAMOS, Bruna Gabriela Monte de Oliveira. Compreendendo atravessamentos de gênero, raça/etnia, e classe no processo de desisntitucionalização das mulheres em sofrimento psíquico em conflito com a lei no estado do Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Fluminense, Niterói.

ROTELLI, Franco. Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1990.

ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Appris, 2018.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v10i2.6812

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia