Sociedades primitivas e direito contemporâneo: de que forma a justiça tribal pode nos ajudar a repensar a nossa justiça

Thiago Seixas Themudo

Resumo


Este artigo busca analisar a fundamentação e hipóteses de concretização da justiça restaurativa como método alternativo de resolução de conflitos, bem como estabelecer um paralelo com a chefia indígena, apresentando-a como uma forma de aplicação desse método. Inicialmente, há uma análise sobre a justiça restaurativa e como ela está além do modelo penalista binário e do modelo retributivo, com suas características principiológicas e o seu funcionamento. Em seguida, apresentamos os atributos da chefia indígena, como exemplo de práticas jurídicas. Finalmente, discutimos as possibilidades de aplicação da justiça restaurativa no ordenamento jurídico brasileiro e as relações enquanto justiça tribal no ordenamento organizacional da chefia indígena. Concluimos que, diante as falhas do modelo retributivo, torna-se necessária à busca por novas formas de resolução de conflitos, onde o olhar esteja na restauração do dano e no reestabelecimento dos laços rompidos. De modo que sejam recompostas as relações, não afastando as partes, mas dando a elas a chance de se reorganizarem, afirmando a autonomia da comunidade envolvida. Também é possível concluir que essa forma de manutenção da paz está presente desde as sociedades primitivas através da figura do chefe indígena, com sua função de agente pacificador. O aumento da justiça restaurativa no Brasil busca diminuir o medo da vítima diante do agressor, sanar e corrigir os danos causados. Ela será guiada pela descoberta e esclarecimento de quem foi prejudicado, de quem é a obrigação de reparar os danos e quais as necessidades tanto da vítima como do agressor.

Palavras-chave


Justiça Restaurativa, chefia indígena, métodos alternativos de resolução de conflitos.

Texto completo:

PDF

Referências


BEDOYA, José Raúl. Infierno entre rejas. México: Posada, 1984.

BRAGA NETO, Adolfo; SAMPAIO, Lia Regina Castaldi. O que é mediação de conflitos. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2015.

BRASIL. Lei n. 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá

outras providências. Disponível em: . Acesso em:

abr. 2015.

CAHALI, Francisco José. Curso de arbitragem: mediação, conciliação, Resolução CNJ 125/2010 e respectiva emenda n.1 de 31 de janeiro de 2013. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

CASTRO, Lola Aniyar. Criminologia de la liberación. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

CERVINI, Raúl. Os processos de descriminalização. São Paulo: RT, 2002.

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

DANDURAND, Yvon; GRIFFITHS, Curt Taylor. Manual sobre programas de justiça restaurativa. Nova Iorque: Escritório das Nações Unidas contra Droga e o Delito, 2006.

GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2012.

KEMELMAJER, Aída. Em busca da terceira via. In: RAMÍREZ, Sérgio Garcia; MARISCAL, Olga (Coord.). Direito penal: memória do congresso internacional de culturas e sistemas jurídicos comparados. México: Instituto de investigações jurídicas, 2005. p. 271-324.

LEAL, César Barros. Justiça restaurativa: amanhecer de uma nova era. Curitiba: Juruá, 2014.

MARSHALL, Tony. Justiça restaurativa: uma visão geral. Londres: Diretoria de Pesquisa em Desenvolvimento e Estatística, 1999.

MELO, Eduardo Rezende. A experiência em justiça restaurativa no Brasil: um novo paradigma que avança na infância e na juventude. Revista do Advogado, São Paulo, v. 26, n. 87, p. 125-128, set. 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Conselho Econômico e Social. Resolução n. 12, de 26 de julho de 2002. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2015.

RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

RIBEIRO, Darcy. Estudos de antropologia da civilização: os brasileiros: teoria do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. São Paulo: Companhia das Letras,

ROXIN, Claus. Derecho penal: parte general. Madrid: Civitas, 1997. t. 1.

SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça restaurativa como perspectiva para a superação do paradigma punitivo. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, Jacarezinho (PR), 2007.

SANTANA, Selma Pereira de. Justiça restaurativa: a reparação como consequência jurídico-penal autônoma do delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

SÃO PAULO. Tribunal De Justiça do Estado de São Paulo. Justiça restaurativa. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2015.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. São Paulo: Método, 2008.

TRINDADE, Antônio Augusto. Caso Miguel Castro-Castro Prison v. Peru. San José: Corte Interamericana de Direitos Humanos, 2008.

ZEHR, Howard. O livro da justiça restaurativa. Pensilvânia: Good Books, 2003.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v5i1.3379

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia