Três pautas em destaque na agenda de diversidade cultural da Unesco: ambiente digital, tratamento preferencial e participação da sociedade civil

Danilo Júnior de Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Ana Paula do Val

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar três dos principais temas em debate na Unesco no âmbito da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais de 2005. Trata-se das agendas de a) participação das organizações da sociedade civil; b) tratamento preferencial aos profissionais, bens e serviços culturais dos países em desenvolvimento e; c) adequação e ampliação dos instrumentos da Convenção para o ambiente digital. O artigo apresenta o desenvolvimento das discussões de cada uma destas agendas no campo normativo da Unesco, bem como demonstra os principais pontos críticos que tais questões envolvem. A participação das organizações da sociedade civil, uma das diretrizes que orientam a Convenção de 2005, é proposta como eixo transversal desta análise, tendo em vista que os desenvolvimentos empíricos relacionados a essa temática interferem nas evoluções das outras agendas aqui analisadas.

Palavras-chave


diversidade cultural; Unesco; participação social; tratamento preferencial; ambiente digital

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, José Márcio. “Observatório da diversidade cultural: uma proposta de multiterritorialização” In: CALABRE, Lia (org.). Políticas culturais: diálogos e tendências. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010.

BRASIL. Entendendo a Convenção da Diversidade. 2013. Disponível em: < http://cultura.gov.br/entendendo-a-convencao-da-diversidade/>. (acesso em agosto de 2020).

BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.

DÜMCKE, Cornelia. Entrevista concedida em 29 de maio de 2020.

DUPIN, Giselle. “O governo brasileiro e a diversidade cultural”. In: BARROS, José Márcio (org.). Diversidade Cultural: da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

DUPIN, Giselle. Entrevista concedida em 17 de junho de 2020.

______. “Para entender a Convenção”. In: Revista Observatório Itaú Cultural / n. 8 (abr./jul. 2009). São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2009.

______. “A Diversidade Cultural no Ambiente Digital”. In: Boletim da Diversidade Cultural / v.70, n. 6 (jul. 2017). Minas Gerais, MG: Observatório da Diversidade Cultural, 2017.

______; Santos, Giordanna. “Diretrizes Operacionais sobre a Implementação da Convenção no Ambiente Digital” (tradução). In: Boletim da Diversidade Cultural / v.70, n. 6 (jul. 2017). Minas Gerais, MG: Observatório da Diversidade Cultural, 2017.

GUAY, Nathalie. Entrevista concedida em 20 de maio de 2020.

HANANIA, Lilian Richeri. “Interview with Lilian Richieri Hanania”. In: TeseoPress online. 2015. Disponível em: . (acesso em agosto de 2020)

MATTELART, Armand. Diversidade cultural e mundialização. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2005.

MIGUEZ, Paulo. “Algumas notas sobre comércio internacional de bens e serviços culturais”. In: BARROS, José Márcio; KAUARK, Giuliana (orgs.). Diversidade cultural e desigualdade de trocas: participação, comércio e comunicação. São Paulo: Observatório da Diversidade Cultural; Editora PUC Minas, 2011.

OLIVEIRA, Danilo Júnior. Direitos culturais e políticas públicas: os marcos normativos do Sistema Nacional de Cultura (Tese). Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.

United Nations Educational, Scientific and Cultural. Organization (UNESCO). “Decisions”. In: 13th Session of the Intergovernmental Committee. Paris: Unesco, 2020a. Disponível em: (acesso em agosto de 2020)

_______________. “Report on the 2nd Civil Society Forum”. In: 13th Session of the Intergovernmental Committee. Paris: Unesco, 2020b. Disponível em: (acesso em agosto de 2020).

_______________. “DCE/20/13.IGC8 - Item 8 of the Provisional Agenda: Preferential treatment: addressing imbalances in trade relations and barriers to the mobility of artists and cultural professionals”. In: 13th Session of the Intergovernmental Committee. Paris: Unesco, 2020c. Disponível (acesso em agosto de 2020).

_______________. “DCE/20/13.IGC/Dec. – Decisions”. In: Treizième Session Comité Intergouvernemental. Fevereiro 2020d.

_______________."DCE/20/13.IGC/7 - Point 7 de l’ordre: État de la feuille de route nationale pour l’application de la Convention de 2005 sur l’environnement numérique". In: Treizième session Comité Intergouvernemental. Fevereiro 2020e.

_______________. “DCE/20/13.IGC/INF.4 – Information Document: list of examples of good practice to guide Parties in the implementation of the Convention in the digital environment (Resolution 7.CP 9)”. In: Thirteenth Session of the Intergovernmental Committee. Fevereiro, 2020f.

_______________. “DCE/19/7.CP/INF.4 – Stakeholder outreach strategy, in accordance with the request made by the Conference of Parties in its Resolution 6.CP 12”. In: Seventh Session of Conference of Parties. Junho 2019a.

_______________. “DCE/19/7.CP/13 – Route ouverte pour la mise en œuvre des directives opérationnelles destinées à promouvoir la diversité”. In: Septième Session de la Conférence des Parties. Junho 2019b.

_______________. “DCE/19/7.CP/Res 7.CP13 – Résolutions”. In: Septième Session de la Conférence des Parties. Junho 2019c.

_______________. “DCE/19/7.CP/13 – Point 13 de l’ordre: Feuille de route pour la mise en œuvre des directives opérationnelles destinées à promouvoir la diversité des expressions culturelles dans l’environnement numérique”. In: Septième Session Conférence des Parties. Junho 2019d.

_______________. “DCE/17/6.CP/Res. 6.CP11 – Resolutions”. In: Sixième Session de la Conférence des Parties. Junho 2017a.

_______________. DCE/17/11.IGC/Dec. 11.IGC5.– Decisions. In: Eleventh Session of the Intergovernmental Committee. Dezembro 2017b.

_______________. Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions, 20 October 2005, 33rd session of the General Conference. Paris: Unesco, 2005. United Nations Educational, Scientific and Cultural. Organization (UNESCO).

______________. Operational Guidelines on the Implementation of the Convention In The Digital Environment. Approved by the Conference of Parties to the 2005 Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions at its sixth session. June 2017.

________________. Textos fundamentales de la Convención de 2005 sobre la protección y promoción de la diversidad de las expresiones culturales. Paris: Unesco, 2019.

_______________. ‘Culture and working conditions for artists: implementing the 1980 Recommendation concerning the Status of the Artist”. Paris: Unesco, 2019b. Disponível em: (acesso em agosto de 2020).

_______________.Re|Shaping Cultural. Policies. Advancing. Creativity for. Development. Paris: Unesco, 2018.

_______________. Re/Shaping Cultural Policies. Paris: Unesco, 2016

_______________. The 2009 UNESCO Framework for Cultural Statistics. Canadá: Unesco, 2009.

_______________. Recommendation concerning the Status of the Artists. Belgrado: Unesco, 1980. Disponível em: (acesso em agosto de 2020).




DOI: https://doi.org/10.5102/rdi.v17i3.7049

ISSN 2236-997X (impresso) - ISSN 2237-1036 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia