Transporte aéreo e Direito Transnacional: da convergência à uniformidade

Mickael Viglino

Resumo


Esse trabalho tentará demonstrar que desde a Segunda Guerra Mundial, sob vários aspectos, o direito do transporte aéreo tem se emancipado do direito nacional, desenvolvendo-se normas e padrões transnacionais, de aplicação uniforme sem consideração aos territórios. Analisaremos três exemplos sucessivamente, em um crescendo no que concerne o grau de independência da norma em relação ao Estado.
A primeira parte será dedicada à Organização da Aviação Civil Internacional e ao seu papel central e ativo na regulação do transporte aéreo internacional. Veremos que os padrões e diretrizes produzidos desde então pela Organização têm se distanciado dos Estados para formar um conjunto técnico autônomo. Em seguida, analisaremos a Convenção da Cidade do Cabo de 2001 sobre garantias internacionais sobre equipamentos móveis, que criou um arsenal internacional para proteção dos credores titulares de garantias, no intuito de afastar o assunto da interferência dos Estados na constituição e execução de garantias internacionais. A terceira e última parte versará sobre o papel da International Air Transport Association – IATA na regulação e organização do tráfego aéreo internacional. Associação privada que representa as companhias aéreas internacionais, a IATA elabora e emite normas e padrões seguidos pelo setor inteiro.

Texto completo:

PDF

Referências


PACHECO, José da Silva, COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DA AERONÁUTICA, 2ª Ed., Forense, Rio de Janeiro, 1998.

JESSUP, Philip C. Direito transnacional. Tradução de Carlos Ramires Pinheiro da Silva. São Paulo: Fundo de Cultura, 1965.

BERGER, Klaus Peter, THE NEW LAW MERCHANT AND THE GLOBAL MARKET PLACE - A 21ST CENTURY VIEW OF TRANSNATIONAL COMMERCIAL LAW, http://www.trans-lex.org/2 (último acesso: 17.11.2015).

SCHMITTHOFF, Clive M., INTERNATIONAL BUSINESS LAW, A NEW LAW MERCHANT, in Clive M. Schmitthoff’s Select Essays on International Trade Law, edited by Chia-Jiu Cheng, Martinus Nihoff Publishers / Graham & Trotman Ltd., 1988.

PACHECO, José da Silva, ALGUNS ASPECTOS JURÍDICOS DO TRANSPORTE AÉREO, Doutrinas Essenciais Obrigações e Contratos, vol. 6, p. 713, Junho de 2011.

MAURER, Andreas, THE CREATION OF TRANSNATIONAL LAW – PARTICIPATORY LEGITIMACY OF PRIVATELY CREATED NORMS, 22.11.2012, ZenTra Working Paper in Transnational Studies n.º 03/2012, http://ssrn.com/abstract=2179584 (último acesso: 17.11.2015).

ICAO, MANUAL ON THE REGULATION OF INTERNATIONAL AIR TRANSPORT (Doc 9626), 2ª ed., 2004.

BAILY, Martin Neil, COMPETITION, REGULATION AND EFFICIENCY IN SERVICE INDUSTRIES, Brookings Papers on Economic Activity, Microeconomics 2, 1993, Brookings Institution.

Legal Advisory Panel to the Aviation Working Group, SELF-INSTRUCTIONAL MATERIALS, Cape Town Convention Academic Project, 1ª Ed., julho de 2014.

BASCH, Kenneth D., CAPE TOWN CONVENTION – FIRST SIX MONTHS, International Law Office – ILO, 8 de outubro de 2014, www.internationallawoffice.com/Newsletters/Aviation/Brazil/Basch-Rameh/Cape-Town-Convention-first-six-months (último acesso: 02.11.2015).

FARIELLO, Danilo e NOGUEIRA Danielle, CÉUS FECHADOS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS, O GLOBO, 3ª edição de 11.10.2015.

IATA, SPECIAL REPORT: BRAZIL, Airlines International, 03.06.2015, http://airlines.iata.org/reports/special-report-brazil (último acesso: 02.11.2015).

HILL, Gavin e GANTLY, Lev, THE CAPE TOWN CONVENTION AND ENTRY POINTS, International Law Office – ILO, 06.05.2015, www.internationallawoffice.com/Newsletters/Aviation/International/ Vedder-Price-LLP/The-Cape-Town-Convention-andentry-points (último acesso: 02.11.2015).

PEARCE, Brian, PROFITABILITY AND THE AIR TRANSPORT VALUE CHAIN, IATA Economics Briefing n.º10, IATA, junho de 2013. Acessível: http:// www.iata.org/whatwedo/Documents/economics/ profitability-and-the-air-transport-value%20chain.pdf (última consulta: 14.11.2015).

IATA, RESPONDING TO DEMAND WITH AIRLINE, AIRPORT SLOTS AGREEMENTS, Airlines International, Analysis, 05.10.2015, http://airlines.iata.org/analysis/responding-to-demand-with-airline-airport-slots-agreements (último acesso: 15.11.2015).

IATA, MANAGING SCARCE AIRPORT CAPACITY: AIRPORT SLOTS & WORLDWIDE SLOT GUIDELINES (WSG), 2013, https://www.dropbox.com/home/direito%20a%C3%A9reo/IATA/Slots?preview=Managing+Scarce+Airport+Capacity+%28W SG-IATA%29.pdf (último acesso: 14.11.2015).

ASSIS DE ALMEIDA, José Gabriel, A CONVENÇÃO DE MONTREAL DE 1999 E O TRANSPORTE AÉREO INTERNACIONAL NO BRASIL, Revista Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial, dezembro 2008, p. 34.

ROLAND, Beatriz da Silva, O DIÁLOGO DAS FONTES NO TRANSPORTE AÉREO INTERNACIONAL DE PASSAGEIROS: PONDERAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA CONVENÇÃO DE MONTREAL E/OU DO CDC, Revista de Direito do Consumidor, maio/junho 2015, vol. 99/2015, p. 39.




DOI: https://doi.org/10.5102/rdi/bjil.v13i3.4374

ISSN 2236-997X (impresso) - ISSN 2237-1036 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia