Liberalismo v. democracia: os conceitos de liberdade de Berlin e o diálogo entre Rawls e Habermas

Sérgio Antônio Ferreira Victor

Resumo


O presente artigo propõe uma análise do debate sobre a influência que o entendimento do papel da liberdade pode exercer sobre a organização social e política. A proposta é partir do ponto de vista de Isaiah Berlin, em Dois conceitos de liberdade, ensaio em que o filósofo distingue as noções de liberdade negativa e positiva, para fazer uma defesa, sob um ponto de vista empírico, perspicaz e historicamente atento, do liberalismo político. A primeira parte do texto procura explicitar a distinção entre os conceitos de liberdade fornecidos por Berlin; a segunda faz uma leitura da teoria da justiça, especialmente, seus princípios, buscando analisar o sentido da liberdade em John Rawls; a terceira parte trata de algumas críticas elaboradas por Jürgen Habermas à teoria da justiça, passando por suas idéias sobre a democracia procedimental e pela evolução do pensamento de Rawls, exposta em Political liberalism, sempre tendo como referência o ensaio de Berlin; e, por fim, a última parte busca refletir sobre as questões levantadas a partir das idéias de liberdade, democracia e liberalismo político.

Palavras-chave


Conceitos liberdade. Democracia. Liberalismo político. Teoria da justiça.

Texto completo:

Texto completo

Referências


ABREU, Luiz Eduardo de Lacerda. Qual o sentido de Rawls para nós? Revista de Informação Legislativa. Brasília, ano 43, n. 172, out./dez. 2006.

ARON, Raymond. Estudos políticos. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.

BELLAMY, Richard. Liberalismo e sociedade moderna. São Paulo: UNESP, 1994.

BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Estudos sobre a

humanidade: uma antologia de ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CONSTANT, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos.Disponível em :http://www.fflch.usp.br/dh/heros/antigosmodernos/seculoxix/

constant/liberdadeantigos.html>. Acesso em: 20 nov. 2010.

HABERMAS, Jurgen. A reconciliação por meio do uso público da razão. In:______. A inclusão do outro: estudos de teoria política. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HAYEK, Friedrich A.. The constitution of liberty. Chicago: The University of Chicago Press, 1978.

HONNETH, Axel. Democracia como cooperação reflexiva. John Dewey e a teoria democrática hoje. In: SOUZA, Jessé (Org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

MILL, John Stuart. A Liberdade. In: ______. A Liberdade; Utilitarismo. Tradução de Eunice Ostrensky. São Paulo: M. Fontes, 2000. Introdução de Isaiah Berlin.18 | Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 8, n. 2, p. 1-18, jul./dez. 2011Sérgio Antônio Ferreira Victor

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Republicanismo e Liberalismo: da relação entre constitucionalismo e democracia no marco das tradições do pensamento político moderno. Disponível em:

ano2_2/Republicanismo%20e%20Liberalismo.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2010.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: M. Fontes, 1997.

RAWLS, John. Political liberalism. New York: Columbia University Press, 2005.

RAWLS, John. Resposta a Habermas. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 17, n.57 especial, dez. 1996.

RAWLS, John. Justiça como equidade: uma reformulação.. São Paulo: M. Fontes,2003.




DOI: https://doi.org/10.5102/rdi.v8i2.1547

ISSN 2236-997X (impresso) - ISSN 2237-1036 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia