Ergonomia em ateliês de arquitetura, escolas e em home office - antes, durante e pós-pandemia (Covid-19)

Joyce de Araujo Mendonca

Resumo


RESUMO

A ergonomia em ateliês de arquitetura em escolas e em home-office será alterada a partir dos dias de hoje no mundo, com a presença da COVID-19. Os objetivos da pesquisa foram analisar as condições ergonômicas nos ateliês de arquitetura antes, durante e pós pandemia e para alcançá-los, fez-se um histórico da evolução da ergonomia, dos instrumentos e equipamentos de desenho, da configuração dos ateliês, dos home offices, dos softwares. Para o desenvolvimento do estudo, os próprios alunos capturaram imagens deles mesmos, utilizando o sistema, a internet. Como resultados, foi apresentado um novo desenho que poderá ser ministrado no formato presencial em modo remoto, porém de forma híbrida, com encontros presenciais, ou ateliê home-office, nas condições apropriadas, conforme parâmetros exigidos ao aprendizado da arquitetura. Concluindo, os objetivos da pesquisa foram alcançados. 


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Marcelo. História de arquitetura – nanquim

https://historiaartearquitetura.com/2017/03/30/nanquim-introducao/

Acesso em 19 JUNHO 2020.

BOISSELIER, J. Naissance et évolution de l’idée de prévention dês risques professionnels – petit histoire de la réglementation em hygiène, em sécurité, et em conditions de travail.. Institut national de recherche et de sécurité, 2ª ed., Paris, v.1, 175p, 2004.

BRANDÃO, V. C. R. O Ensino de Projeto de Arquitetura e os Desafios de Aprendizagem da Disciplina no Ensino a Distância. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasília, DF, 89p., Centro Universitário de Brasília, 2020.

BRANDÃO, P. Profissão de Arquitecto – Identidade e Prospectiva – Estudos de Caso. Tese (Doutorado). Barcelona, Universidade de Barcelona, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do CEAU - Comissão de Especialistas de Ensino de Arquitetura e Urbanismo CEAU - Comissão de Especialistas de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Amorim, L.M.E.; Claro, A; Meira, M.E.; Silveira, R.P.G.” Ensino de Arquitetura e Urbanismo - Condições & Diretrizes”. SESu/MEC, Brasília-DF, 1994.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Portaria MTE/MPS nº 3.751 de 23/11/1990, Brasília-DF, 1990.

BROWNE, R. C. et al. Ergonomics research society. British Medical Journal, v. 1, n. 4660, p. 1009, 1950. Disponível em:

. Acesso em: 03 JUNHO 2020, 1950.

CORRÊA, Vanderlei Moraes; BOLETI, Rosane Rosner. Ergonomia (Tekne). Edição do Kindle. SP, Bookman Editora Ltda., 2015.

KATAKURA, Paula. O processo do projeto arquitetônico. Dissertação de mestrado. São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, p. 29, 1997.

SAMPIERI, Roberto (et al.). Metodología de la investigación. México, Ed. Mc Graw Hill, 2006.

SILVA, JCP. and PASCHOARELLI, LC. orgs. A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SOUTO MAIOR, A. História Geral. SP, Companhia Editora Nacional 16ª. Edição, 1976.

TAYLOR, Frederick W. Principles of Scientific Management. Nova Iorque: Harper & Row, 1911.

TAYLOR, F.W. Princípios de administração científica. São Paulo. Editora Atlas, 8a Edição, 1990.

UniCEUB - Centro Universitário de Brasília CAU - Curso de Arquitetura e Urbanismo - Projeto Pedagógico. Prof. José Galbinski-Ph.D.- Coordenador, Brasília – DF, 2000.

CORRÊA, Vanderlei Moraes; BOLETI, Rosane Rosner. Ergonomia (Tekne). Edição do Kindle. SP, Bookman Editora Ltda., 2015.

GARDNER, Helen (1970), Art through the Ages, Harcourt, Brace & World, 50ª edição.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v2i1.8731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia