Cidades para quem?

Élida Lorrane Ramalho Almeida

Resumo


RESUMO: O presente artigo tem como objetivo estudar a composição das cidades contemporâneas e seus espaços públicos que embora sejam considerados patrimônio cultural-nacional estão cada vez mais fragmentados e com menos possibilidades de interação social. Para tanto, há o engajamento numa discussão reflexiva sobre os espaços urbanos, vendo-os como lugares de encontro, trocas e interação e, mais importante, onde há uma estreita relação entre cidade, pessoas e sua qualidade de vida. Apresentando uma reflexão que enfatiza a dimensão humana como forma de observar o melhor uso do espaço público, confirmando o pressuposto de que uma boa cidade é feita e pensada por e para pessoas, admitindo o direito à cidade como garantia constitucional para os cidadãos. Deixando em evidência a urgente necessidade de discutir a idealização urbana das cidades, que independente de sua localização, economia e nível de desenvolvimento, desprezam o caminhar e voltam a atenção para outros fatores como o uso intensivo de veículos automobilísticos. Além disso, é benéfico analisar a relação entre espaços públicos de alta qualidade e a ocupação desses espaços por pessoas.

Palavras-chave: Cidades. Espaço urbano. Pessoas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: . Acesso em: fev. 2022.

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. São Paulo. Editora Perspectiva. 2015.

LAMAS, José Manuel Ressano Garcia. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 19ª.ed., São Paulo: Malheiros, 2011, p. 426.

ROBBA, Fábio; MACEDO, Sílvio Soares. Praças Brasileiras. São Paulo: Publifolha, 2003.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Nobel, 1987




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i2.8552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia