Projeto estrutural em light steel framing aplicado ao Programa de Habitação Social de Brasília

Nathaly Sarasty Narváez, Pedro Victor de Moraes Guerra

Resumo


O Brasil está entre os 10 maiores produtores de aço do mundo. Apesar disso, o emprego de sistemas construtivos compostos por estruturas metálicas é pouco expressivo se comparado com o potencial do parque industrial brasileiro. Com o crescimento populacional e o avanço da tecnologia, vem sido estudadas alternativas construtivas que atendam a demanda atual, compatibilizando viabilidade econômica e técnica, à fim de se obter construções de baixo custo e ao mesmo tempo eficientes tecnicamente. Nos últimos anos, o Light Steel Framing (LSF) vem se tornado um método construtivo bastante explorado no mercado da construção civil. Por ser algo relativamente novo no país, ainda faltam ferramentas que possibilitam a modelagem e o dimensionamento das estruturas em LSF. Nesse contexto, o presente trabalho visa apresentar o sistema construtivo, sistematizando informações sobre os componentes do sistema além de um estudo de caso de habitação social aplicado à um software brasileiro de dimensionamento de estruturas em aço formadas à frio, comparando os resultados com a norma vigente ABNT NBR 14762/2010.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 1980.

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações. Rio de Janeiro, 1988.

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14762: Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio: Requisitos Gerais. Rio de Janeiro, 2010.

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15253: Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados em edificações: Requisitos Gerais. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2010.

BATISTA, Rafael C. Análise estrutural de uma residência constituída por perfis de aço galvanizados de pequena espessura formados a frio segundo o sistema construtivo a seco – Light Steel Framing (LSF). 2011. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

DE CARVALHO, Paulo; GRIGOLETTI, Gladimir; BARBOSA, Giovana. Curso básico de perfis de aço formados a frio. 3.ed. Porto Alegre: [s.n], 2014.

FREITAS, Arlene M.S.; CRASTRO, Renata C. M. Steel Framing: Arquitetura. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2006 (Série Manuais de Construção em Aço).

RODRIGUES, Francisco Carlos. Steel Framing: Engenharia / Francisco Carlos Rodrigues. Rio de Janeiro: IBS / CBCA, 2006. 127p. 29 cm. (Série Manual de Construção em Aço). 47

SANTIAGO, Alexandre Kokke et al. Steel Framing: Arquitetura / Alexandre Kokke Santiago, Arlene Maria Sarmanho Freitas, Renata Cristina Moraes de Crasto. Rio de Janeiro: Instituto Aço Brasil / CBCA, 2012. 151p. 29 cm. (Série Manual de Construção em Aço).




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i2.8354

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia