Análise da percepção dos moradores da Vila de São Jorge, Alto Paraíso , GO, em relação ao impacto de cães domésticos em áreas protegidas como subsídio para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental

Isabela Rios Rodrigues, Vitoria Isabela Maia Reis, Fabrício Escarlate Tavares

Resumo


Espécies exóticas e invasoras (EEI) representam atualmente uma das principais ameaças à
biodiversidade mundial. A maior dificuldade em resolver o problema das EEI se encontra na
necessidade de uma grande logística para reverter o estabelecimento e os danos causados à
fauna e flora local, além dos grandes impactos econômicos. O Bioma Cerrado apresenta uma
vasta riqueza de espécies endêmicas, ocupa cerca de um quarto do território nacional e é
considerado um Hotspot de biodiversidade. Muitas dessas espécies não são percebidas pela
população humana como espécies invasoras, e um dos maiores exemplos são os cães
domésticos. No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na Vila de São Jorge,
Alto Paraíso, GO, a ocorrência de cães domésticos dentro da UC tem resultado em
problemas, como o ataque aos animais silvestres que vivem ali. Os cães domésticos (Canis
lupus familiaris) não costumam possuir hábitos relacionados à caça ou predação de animais
silvestres, mas podem acabar se tornando animais invasores ao permanecerem sozinhos
nessas áreas. Essa interação desarmônica pode trazer o desequilíbrio ambiental, causando
prejuízos à fauna e à flora local. O presente estudo teve como objetivo identificar como os
moradores da Vila de São Jorge se relacionam com os cães e como percebem as interações
destes animais com o ambiente natural. O estudo evidenciou que os moradores da Vila de
São Jorge reconhecem os cães como uma problemática a ser resolvida, porém não os
associam com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e nem como potenciais ameaças
à fauna nativa. Além disso, percebeu-se que os moradores muitas vezes se isentam da
responsabilidade de serem tutores de animais domésticos, o que contribui para a pauta dos
cães como espécies invasoras


Palavras-chave


educação ambiental; espécies invasoras; cães domésticos

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2021.8921

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