A psicologia das cores na arquitetura como a utilização das cores dentro da arquitetura em duas instituições educacionais influencia o comportamento humano - estudos de caso

Constance Bukvar Miketen, Mariana Menck Mafra

Resumo


A cor pode ajudar a estética de um ambiente arquitetônico, tanto interno quanto externo.
Entretanto, as suas funções também podem ser outras. Ela faz parte da vida cotidiana das
pessoas, mesmo que às vezes passando despercebida, ou sem a tamanha importância que
apresenta.
Em hospitais, a cor branca é usada para trazer a sensação de limpeza e higiene, além de que,
quando associada à uma iluminação adequada, traz também a sensação de calma. Junto ao
branco, o azul, o roxo e o verde também podem aparecer em ambientes ligados à saúde, ou
em escolas, escritórios e agências bancárias. Todavia, um espaço que apresente somente a
coloração branca pode causar problemas caso haja uma permanência constante, ainda com o
quesito da iluminação, gerando uma carga muito grande no ambiente.
A coloração rosa utilizada em celas de prisões na Suíça foi escolhida por conta da provocação
de calma que ela causa, visando tranquilizar detentos agressivos. Por outro lado, o vermelho,
o laranja e o amarelo são muito comuns em espaços comerciais, pois evidenciam impulso,
energia e criatividade, com a intenção da intensidade do consumo.
Nos ambientes escolares, a capacidade de absorção do que é ensinado em uma sala de aula,
pode ser extremamente influenciada pelo uso de cores e de iluminação correta: a
concentração, o ânimo, a fadiga, muitas aspectos emocionais do indivíduo podem ser
influenciados apenas pelo modo que o conforto arquitetônico é planejado. Assim, tendo em
vista que o processo de aprendizagem é algo de suma importância em instituições de ensino,
o estudo de como a arquitetura pode auxiliar a um melhor desenvolvimento escolar se torna
algo interessante e essencial a ser estudado.
Entretanto, por mais que seja um tema que pode ser observado no cotidiano, não é um
tema muito estudado e pesquisado, sendo este um dos motivos para que fosse escolhido
como objeto de pesquisa, além de sua importância para um contexto individual, que ao ser
aplicado corretamente no dia a dia, pode trazer benefícios emocionais e até físicos para a
pessoa


Palavras-chave


Neuroarquitetura; Arquitetura Escolar; Psicologia das Cores; Cor e Luz

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2021.8873

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