Concepção de um jogo de tabuleiro como uma estratégia de educação na formação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior

Ana Carolina Pinheiro Monici, Fernanda Ribeiro de Lima Alves Guilherme, Alessandro de Oliveira Silva

Resumo


cada vez mais observadas na contemporaneidade. As novas tecnologias educacionais
incluem os jogos como uma ferramenta na metodologia ativa de ensino e aprendizagem. Os
jogos de tabuleiro são um exemplo disso, e estudos comprovam sua eficácia no processo de
retenção e obtenção do conhecimento. Dentre os temas que podem ser abordados com essa
nova tecnologia, estudamos também, as repercussões da Síndrome Metabólica na qualidade
de vida de adolescentes e crianças, já que este tema é importante e possui alta incidência
mundial, principalmente no contexto atual. Os objetivos deste projeto de pesquisa então
foram, validar tecnologias educativas em formato de jogo de tabuleiro, a fim de maximizar o
processo de ensino aprendizagem de discentes de graduação, além de mapear as evidências
disponíveis na literatura sobre os impactos da síndrome metabólica na qualidade de vida de
crianças e adolescentes objetivando demonstrar a importância dos estudos sobre SM. O
projeto teve como metodologia a construção de uma tecnologia educacional, no formato de
jogo de tabuleiro. Além disso, foram realizadas duas revisões de escopo relacionadas aos
temas abordados na pesquisa: O impacto da síndrome metabólica em crianças e
adolescentes e o uso de jogos de tabuleiro como estratégia educacional (ANEXO B E ANEXO
C). O jogo de tabuleiro foi desenvolvido baseado em buscas computadorizadas na plataforma
PubMed, na qual foram selecionados estudos que continham informações direcionadas ao
tema, sendo incluídas publicações do período dos últimos 10 anos. A amostra final foi
composta por 56 estudantes de Educação Física de faculdades do DF. Os resultados obtidos
correspondem ao perfil dos 56 discentes, aonde 82,1% eram do sexo feminino, a idade
variou entre 20 a 40 ano. Algumas limitações foram encontradas na realização da pesquisa
devido ao contexto atual de pandemia de COVID-19, entre elas: impossibilidade de validar o
jogo com os discentes (participação dos juízes experts) e dificuldade no retorno das
respostas por parte dos estudantes selecionados. O presente estudo construiu um pré
projeto para uma tecnologia educacional no formato de jogo de tabuleiro. Essa TE traz uma
nova alternativa ao ensino na área das repercussões mais importantes da SM em crianças e
adolescentes, com a intenção de ampliar o processo de ensino aprendizagem. As estratégias
educacionais devem proporcionar prazer, envolvimento, despertar a curiosidade de
aprendizado e permitir reflexão sobre o assunto tratado, estas são uma forma de inovação e
criatividade que constitui uma metodologia ativa que vai ao encontro das necessidades do
público-alvo. Tendo em vista os aspectos observados, as estratégias baseadas em jogos
incentivam o aprendizado, melhorando significativamente o desempenho do aluno.


Palavras-chave


tecnologia educacional; jogos de tabuleiro; ensino; aprendizado; síndrome metabólica.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8269

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