Projetando memória: representações e expressões culturais de Brasília

Maria Julia Almeida de Araujo, Gabriella Carmona Granado Lima, Luiza Cassimiro Rêgo, Sávio Tadeu Guimarães

Resumo


As memórias estão ligadas às experiências e vivências que uma pessoas
experimenta ao visitar um lugar, ao comer e cheirar algo, Halbwach (1990) entende
a força da memória coletiva como elemento essencial na preservação de um
patrimônio, para isso a pesquisa entende a partir de dos princípios de interpretação
de Tilden (1977) “a interpretação é uma arte que combina com muitas artes, que os
objetos sejam científicos, históricos ou arquitetônicos” entende-se que a
representação gráfica artística pode ser uma forma de educação patrimonial por ter
o objetivo de divulgar e fortalecer os vínculos da comunidade.
Por isso, a equipe desenvolveu 20 representações de edifícios que são
considerados bens materiais imóveis com o intuito de estender o entendimento
dessas obras que são em sua maioria residências para que possam sejam capazes
de representar e captar a essência do urbano no fato espacial da cidade, que em
Costa (2017) seriam o terceiro nível de entendimento de uma cidade.


Palavras-chave


Representação Gráfica, Educação Patrimonial, Memória Coletiva.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8217

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