O efeito de cartazes sinalizadores de consequências utilitárias e informativas na intenção comportamental de descarte de lixo

Paula de Avelar Andrade Guimarães, Paulo Roberto Cavalcanti

Resumo


O estudo de comportamentos pró-ambientais teve início após a percepção da deterioração do meio ambiente causado por ações do ser humano. Os pesquisadores do tema investigam diversas questões, dentre elas, possíveis comportamentos de preservação ambiental e como melhor exercê-los. A presente pesquisa buscou investigar o efeito de dois tipos de cartazes na intenção do comportamento de descarte correto de lixo. Segundo o modelo teórico Behavioral Perspective Model, existem dois tipos de consequências para o comportamento de consumo, no qual o comportamento de descarte de lixo se encaixa: as informativas e as utilitárias. Assim, procurou-se entender qual é mais eficaz para o incentivo ao descarte correto de lixo: um cartaz que sinaliza consequências utilitárias ou um que sinaliza consequências informativas. Essa investigação se deu por meio de relatos de intenção de comportamento dos participantes, afinal, a intenção de comportamento é o preditor mais acurado de um comportamento. Para isso, foram utilizados três formulários para registrar a opinião de 109 participantes. Cada formulário registrou o relato de intenção de cada participante em relação a quatro comportamentos diferentes mediante cartazes informativos, utilitários ou neutros, que não sinalizam nenhuma consequência. O relato dos participantes foi coletado por meio de escalas do tipo Likert, com cinco opções que variavam entre “Discordo totalmente” e “Concordo totalmente” ou entre “Nunca” e “Sempre”. Foi verificado que não existiram diferenças significativas entre os escores obtidos, ou seja, não houve diferenças relevantes entre as influências exercidas por cada cartaz na intenção de comportamentos pró-ambientais, como o descarte correto de lixo.


Palavras-chave


descarte de lixo; Behavioral Perspective Model; consequências utilitárias e informativas; comportamentos pró-ambientais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia