Impacto da Covid-19 na ocorrência de acidentes de trânsito fatais no Distrito Federal

Jonie Daniel Meireles Doberstein De Magalhães, Mônica Soares Velloso

Resumo


Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde – OMS declarou o surto do vírus SARS-CoV-2 como pandemia. Em resposta, os países adotaram diferentes medidas na tentativa de impedir a disseminação do vírus. Vários implementaram o “lockdown” para promover o chamado “distanciamento social”. Como consequência, diversas cidades ao redor do mundo registraram uma significativa queda no fluxo de tráfego em suas vias. No Brasil, o Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a implementar medidas de “lockdown” por meio da publicação de decretos governamentais. O primeiro entre os diversos regramentos jurídicos desta natureza aconteceu em 14 de março. Diante desse cenário, o número de veículos circulante nas ruas de Brasília se reduziu drasticamente, pois a população ficou sem motivo para transitar pela cidade. Foi a partir desta anômala situação que se evidenciou uma oportunidade ímpar de realizar uma pesquisa de mobilidade urbana que relacionasse a queda da demanda por viagem com a ocorrência de acidentes de trânsito, pois, muito se poderia aprender com a situação para adoção de medidas de segurança futuras. A principal questão era compreender qual a possível relação existente entre a ocorrência de acidentes de trânsito com o número de veículos circulantes. Havia uma suspeita de que o número de acidentes poderia cair, dado ao fato de haver menos veículos nas ruas, por outro lado, este número poderia aumentar, posto que os poucos veículos em circulação estariam propensos a aumentar suas velocidades devido à baixa ocupação do sistema viário. Para realização do estudo, primeiramente procedeu-se ao levantamento de acidentes de trânsito em todo o sistema viário de Brasília entre o ano da pandemia e o anterior, o que demonstrou uma redução de 25,20% nos números. Na sequência, foi levantada a série histórica de acidentes de trânsito de cinco anos, de 2016 a 2020, para a escolha de cinco rodovias pertencentes ao Sistema Rodoviário do Distrito Federal - SRDF com os maiores índices de acidentes fatais, com o objetivo dar prosseguimento ao estudo sobre as relações entre acidente, fluxo e velocidade, como inicialmente proposto. A partir da seleção, foram coletados dados de interesse da pesquisa, a partir de informações oriundas de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nas rodovias elencadas. O resultado mostrou que entre as rodovias escolhidas, todas registraram queda no fluxo de tráfego, a maioria apresentou elevação da velocidade praticada, e apenas três apresentaram queda no número de acidentes. Dessa forma, concluiu-se que apesar da redução dos índices de acidentes de trânsito em Brasília entre os anos de 2019 e 2020, o padrão não se confirmou nas rodovias analisadas. Quanto ao estabelecimento de uma relação entre acidente, fluxo e velocidade, os dados apresentaram resultados inconclusivos, que, em alguma medida, pode ser atribuído ao fato de que algumas rodovias são mais intensamente fiscalizadas que outras.

Palavras-chave


Mobilidade urbana; acidentes de trânsito; SRDF

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8162

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