Conhecimentos e crenças sobre suicídio em estudantes de ensino superior

Daniele Santana Lima, Carolina dos Santos Fonseca, Marina Kohlsdorf

Resumo


O índice absoluto de morte autoinfligida em território brasileiro revela que o país se encontra em situação de urgência. Isso se reflete também no campus das Universidades, onde as mortes autoprovocadas são a segunda causa de óbito em estudantes universitários, além de, ao longo dos anos, os casos de ideação e pensamento suicida terem aumentado nessa população. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar e compreender o conhecimento e as crenças de estudantes do ensino superior sobre o suicídio. Para isso, 36 alunos cursando o primeiro semestre de psicologia responderam um questionário de 65 itens sobre conhecimentos e crenças com relação a comportamentos autodestrutivos, com escala Likert de 1 a 5 pontos. As respostas coletadas foram examinadas quantativamente pelo programa do Excel™, no qual houve o cálculo da média de cada item. Os resultados demonstraram um nível de concordância maior para sentenças positivas e preventivas acerca do autocídio, e uma aceitação menor para frases de cunho condenatório e estigmatizante. Esse fato pode ter sido possível pelo maior contato desses alunos de psicologia com temas da saúde mental, além de parte dos participantes já terem vivenciado algum sofrimento psíquico. Concluiu-se que há uma importância na disseminação de informações sobre comportamentos suicidas, dentro do ambiente acadêmico, como uma maneira de diminuir atitudes negativas relacionadas ao tema e, assim, prevenir futuros casos por meio do acolhimento desses indivíduos.


Palavras-chave


Suicídio. Conhecimentos. Crenças. Universitários.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7475

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