A influência dos traços de personalidade na intenção de comportamento corrupto

Karine Caputo Neves Pereira, Rafaella Rocha de Carvalho, João Gabriel Nunes Modesto

Resumo


Essa pesquisa buscou investigar a influência que os traços de personalidade do Modelo dos Cinco Grandes Fatores (Big Five) exercem na intenção de comportamento corrupto, tendo como base para análise o Modelo Analítico da Corrupção (MAC), que visa compreender as variáveis que influenciam uma tomada de decisão corrupta a partir de quatro níveis bem delineados. Participaram da pesquisa 286 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 76 anos, selecionados por conveniência, via redes sociais. A pesquisa foi aplicada na modalidade online por meio da ferramenta formulários Google. Como instrumentos para coleta dos dados, utilizou-se a Escala Reduzida dos Cinco Grandes Fatores (ER5GF) (Passos & Laros, 2015), a Medida de Intenção de Corrupção, composta por situações hipotéticas de corrupção, desenvolvida pelas pesquisadoras para este estudo, e perguntas de cunho sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio do teste de Correlação de Pearson e do teste de Regressão Múltipla. Os resultados apontaram correlações significativas entre a intenção de corrupção e as dimensões abertura à experiência, amabilidade e consciensiodade, embora a regressão múltipla tenha indicado apenas efeito significativo entre conscienciosidade e intenção de corrupção. A pesquisa mostrou-se relevante pois possibilitou um melhor entendimento sobre a influência de traços de personalidade na intenção de comportamento corrupto, podendo oferecer suporte a processos de seleção em órgãos públicos e privados, com o intuito de diminuir a probabilidade de comportamento corrupto nessas instituições. Apesar das contribuições, acredita-se que novas pesquisas podem ampliar a compreensão da relação entre personalidade e corrupção, analisando moderadores e mediadores, de modo a favorecer um entendimento mais complexo desta relação.


Palavras-chave


Corrupção. Personalidade. Big Five.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7464

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia