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Planejamento de uma rede de VLT na área central de Brasília com vistas a mitigar os problemas de mobilidade urbana na Capital Federal

Jonie Daniel Meireles Doberstein de Maga, Mônica Soares Velloso

Resumo


Os problemas causados pela crise que envolve a mobilidade urbana é uma triste realidade vivenciada no Brasil e no mundo. Especificamente em relação ao Distrito Federal, capital do Brasil chamada Brasília, local escolhido para a elaboração da presente pesquisa, sua população, à semelhança de outros povos, sofre com as condições adversas vivenciadas no transporte cotidiano, fruto de rotineiros congestionamentos, poluição ambiental, elevado tempo de deslocamento e perda de qualidade de vida, consequências diretas do expressivo aumento da frota de veículos, da precariedade da infraestrutura viária e da péssima qualidade do transporte coletivo. A partir desta constatação, o objetivo da presente pesquisa foi o de planejar uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT a ser implantada na área central de Brasília, integrada às redes de transporte da cidade (existentes e planejadas), tomando como ponto de partida a análise de dados levantados em pesquisas de origem-destino. A escolha do VLT como protagonista do modelo planejado, se deu pelo fato deste modo atender ao pressuposto de um transporte de massa de qualidade, com baixa emissão de poluentes e de fácil adequação ao meio no qual está inserido. Considerou-se ainda, que a implantação de “VLTs” vêm crescendo em diversas cidades pelo mundo, por ser um modo de transporte eficiente, devido ao seu elevado nível de produtividade e de alta inovação tecnológica. As análises preliminares de dados apontaram que a implantação do VLT seria especialmente importante para atendimento da área central de Brasília, ou Unidade de Planejamento Territorial Central, compreendendo as Regiões Administrativas do Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Candangolândia. Trata-se de uma região densamente ocupada, com a maior oferta de empregos da cidade e que apresenta uma das mais expressivas taxas de motorização do país. Desta forma, elaborou-se uma proposta formal de mudança modal na área com o desenvolvimento de um planejamento de transportes baseado em critérios técnico-científicos. A partir desta premissa, foi desenvolvido um projeto de VLT circunscrito ao sistema viário de Brasília, a partir de critérios estabelecidos no Modelo Tradicional de 4 Etapas. Para execução da tarefa, foram utilizados dados extraídos de pesquisas distritais publicadas, tais como, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/2018, o Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos – PDTT/2018, a Pesquisa de Mobilidade Urbana – PMU/2016 e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT/2012. As variáveis escolhidas foram aquelas que influenciam no transporte da área central de Brasília, a exemplo de informações socioeconômicas, de origem e destino, modo de transporte, posse de veículos, número de habitantes, renda, instrução, entre outras. Todos as análises foram realizadas a fim de se planejar linhas de VLT que atendessem à população com eficácia e eficiência. A presente pesquisa apresentou como resultado um planejamento de rede estratégica de VLT a ser implantada na área central de Brasília, oferecendo transporte de qualidade para a população, integrado às estações de metrô e terminais rodoviários, visando uma opção de mudança modal, principalmente do transporte motorizado individual para o coletivo, e projetada para atender a demanda em um horizonte de 20 anos.


Palavras-chave


Brasília. VLT. Subcentro Urbano.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7444

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