Bullying: o que sabem e como atuam os professores de uma escola pública no Distrito Federal brasileiro à luz da representação social

Joyce Karolina Ramos de Oliveira Silva, Letícia Martins Arruda, Julliane Messias Cordeiro Sampaio

Resumo


O bullying é considerado um problema de Saúde Pública, que ocorre no espaço escolar, por tanto, é imprescindível identificar esse tipo de violência e planejar ações a fim de minimizar efeitos deletérios provocados pelo fenômeno, por vezes, ocorre na presença do professor, que por não conhecer o fenômeno adequadamente e suas manifestações, não intervém de maneira eficiente. Nessa perspectiva reconhecer o problema subsidiará ações assertivas e auxiliará na prevenção e enfrentamento do bullying. O objetivo deste estudo foi compreender a representação social sobre o bullying, identificar o que sabem e como intervêm os 10 professores entrevistados dos 6° e 7° ano de uma escola pública do Distrito Federal. Tratou-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que os docentes admitem que esse fenômeno é amplo, complexo e que ocorre regularmente nas escolas. Notou-se que ainda há um déficit de conhecimento pelos professores sobre esse assunto, pois, apenas três deles despontaram conhecimento sobre as manifestações do bullying mas, de maneira quase unânime, apontaram que não estão preparados para a resolução desse tipo de conflito dada a característica multifacetada do fenômeno e, quando percebem situações de violência, utilizam intervenções imediatas, por meio do diálogo e, destacando isso como a principal medida para redução da violência escolar. Dessa maneira, observa-se a necessidade de ações de sensibilização dos professores pois, lhes falta, em sua formação, aproximação com a temática e as possíveis ferramentas de intervenção frente os conflitos. O fato do professor compreender o bullying viabilizará a identificação do fenômeno e suas manifestações e poderá auxiliá-lo na elaboração medidas de enfrentamento e prevenção do bullying

Palavras-chave


Violência escolar. Bullying. Professor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5102/pic.n1.2018.6362

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