Bullying: avaliação de uma intervenção com professores em uma escola pública do Distrito Federal

Gabriella Ferreira Quaranta, Larissa Schenato Capo, Julliane Messias Cordeiro Sampaio

Resumo


O bullying é considerado um tipo de violência cujas consequências podem causar danos graves às vítimas. Com a finalidade de mediação de conflitos causados por esse fenômeno, pode-se construir um processo de sensibilização dos professores para auxiliarem os estudantes a buscarem por expostas positivas frente ao fenômeno ou mesmo a se tornarem agentes capazes de decidir pelo não envolvimento com a violência, buscando ajuda para si ou para colegas que necessitarem, apoiado no conhecimento de sua realidade. Buscando ações de redução e de prevenção do bullying, foi realizada em uma escola de ensino fundamental pública no Distrito Federal uma intervenção com os professores, com objetivo de avaliar os efeitos de sua implementação, a partir de resposta dos estudantes. Tratou-se de uma pesquisa do tipo quase-experimento (antes e depois), utilizando resposta de 148 estudantes na faixa etária de 10 a 16 anos de idade, do 6º ao 9º ano. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2018 e abril de 2019. Os dados foram submetidos à análise estatística, obtendo-se a razão de prevalência com o intervalo de confiança (IC) de 95% e comparação dos períodos pré e pós intervenção. O programa utilizado nas análises foi SPSS 24. Em todos os testes adotados, foi utilizado o nível de significância de 5%. Constatou-se que houve mudança de comportamento entre os estudantes. Os dados apontaram um decréscimo da prevalência de vítimas. “Pôr apelido”, ser “zoado” e ter seu nome envolvido com “fofoca” foram as manifestações mais relatadas pelas vítimas. Os resultados dessa investigação apontaram que mobilizar professores, por meio de sensibilização acerca do bullying, poderá auxiliar nas respostas adequadas das vítimas frente a situações de conflitos, a partir de informações fornecidas sobre como detectar e intervir rapidamente bem como, dialogando com os alunos sobre as características do fenômeno, como e para quem contar quando se perceber nesse tipo de situação, evitando que um novo ciclo de violência se inicie

Palavras-chave


Bullying. Intervenção. Professor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5102/pic.n1.2018.6353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia