OS MUSEUS E MEMORIAIS DE BRASÍLIA: ENTRE ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE PÚBLICO

Larissa Barbosa de Araújo, Yohanna Palma Monteiro Carvalho de Sousa, Sávio Tadeu Guimarães

Resumo


A presente pesquisa consiste em um estudo sobre o efeito de estratégias de atração e consolidação de público dos museus e memoriais de Brasília, nosso objeto de investigação. Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar se, diante do aumento de atratividades culturais na espacialidade urbana e virtual, museus e memoriais de Brasília têm, de fato, alcançado êxitos nos últimos anos na busca por manutenção de sua atratividade – situação acontece em todo o mundo no âmbito dessas históricas instituições culturais. Para o alcance desse objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida por uma pesquisa bibliográfica apoiada em questões obtidas com a participação local – o que a aproxima dos pressupostos de uma metodologia de base qualitativa, adotada no intuito de, além da reunião de informações de origem bibliográfica, confrontar conclusões assim adquiridas na fundamentação teórica com dados locais, confirmando tais dados ou constituindo novos pontos de vista através da participação do público entrevistado. Desse modo, de acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, foi possível evidenciar a evolução das instituições museológicas e memoriais, desde suas primeiras experiências até o que conhecemos como museu ou memorial hoje: primeiramente, espaços onde além do tema referenciado, do objeto exposto, do artista a que eventualmente se faz referência, além da importância do profissional museólogo emerge a figura do curador, profissional que irá trabalhar tais temáticas e exposições; em seguida, espaços onde outras tantas funções têm sido a eles agregadas como cafés, lojas, livrarias; por fim, espaços onde novas ferramentas como a tecnologia crescentemente é integrada. Dessa maneira, a pesquisa constatou que, apesar das várias mudanças que os museus já enfrentaram ao longo da história, a chegada da tecnologia tem alterado o cenário cultural de modo mais relevante ao permitir a adoção de medidas que as utilizem para ampliar as possibilidades de interação dos frequentadores com os objetos e com a própria instituição, além de poder auxiliar também em sua divulgação; contudo, a pesquisa permitiu a verifcação de que a utilização das ferramentas tecnológicas atuais consiste em apenas mais um instrumento de apoio a tais instituições, já que outras questões foram elencadas pelo público participante como motivações para um maior interesse na visita ou retorno a tais instituições. Espera-se que este trabalho influencie em outras reflexões futuras sobre o tema abordado, assim como sua divulgação possa auxiliar nas estratégias de atração de público elaboradas por essas instituições


Palavras-chave


Museus e memoriais. Brasília. Estratégias de atração. Tecnologia. Perda de público.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5814

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