DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PARA APROVEITO DE ENERGIA SOLAR NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BRASÍLIA

Nathan Heleno Gomes Soares da Silva, Eugênia Cornils Monteiro Araújo

Resumo


Em meio a realidade do aquecimento global e suas consequências catastróficas à biodiversidade e ao ser humano, se inicia um período de conscientização coletiva, que busca o desenvolvimento de energias sustentáveis e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa em curtos prazos. Já foi constatado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU que o aumento da temperatura do planeta é fruto das ações humanas pela falta de análises e controle sobre o impacto de alguns tipos de tecnologias que impulsionaram a poluição e degradação do meio ambiente. A indústria a partir da revolução industrial no séc. XVIII floresceu a base da queima de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, que com a queima liberam grandes volumes de dióxido de carbono (CO2), metano, e outros elementos. Grandes quantidades desses gases liberadas em excesso pela interferência do homem causam o chamado “efeito estufa”, aumentando a temperatura do planeta com o passar dos anos, e causando desequilíbrio nos ecossistemas. Em meio a esse contexto econômico e social, este trabalho visa desenvolver a utilização de energia solar em escolas públicas em Brasília, a qual possui grande vantagem por ser uma fonte de energia limpa e renovável, que ainda se encontra em estado de desenvolvimento, e é favorável para instalação e estudos em Brasília devido ao clima do cerrado. Como objetivo da pesquisa, o projeto apresenta soluções para instalação e adaptação de sistemas de energia fotovoltaicos em escolas públicas, levando em conta as condicionantes ambientais e a estrutura do edifício para maior aproveitamento da potência do sistema. Dessa forma são elaborados os projetos elétrico e arquitetônico, e estimada a viabilidade de implantação dessa tecnologia nas escolas públicas de Brasília


Palavras-chave


sustentabilidade, elétrica, energia sustentável, energia fotovoltaica, escolas públicas, arquitetura, impacto ambiental, engenharia, biomimética.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n2.2016.5498

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