Fatores que influenciam a imagem da marca: Um estudo de mensuração aplicado à marca Harley-Davidson

Ari Melo Mariano, Kamila Ferreira Rocha Silva, Maíra Rocha Santos

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar o grau de influência dos fatores antecedentes à imagem da marca. Como base teórica foram abordados alguns conceitos de vantagem competitiva, marketing, conceitos delimitadores da marca, valoração da marca e metrificação explorando os indicadores da marca. A pesquisa de caráter descritivo foi uma adaptação do modelo em espanhol de Ramos (2002). Foi realizado um questionário a 381 estudantes de uma instituição de ensino de nível superior sobre a imagem da marca e seus antecedentes aplicados a Harley-Davidson. O instrumento e modelo foram validados para língua portuguesa com coeficiente de confiabilidade fc = 0,85. Os resultados neste estudo sugerem que o fator de maior influencia sobre a imagem da marca é o compromisso que o consumidor (16%) seguido da confiança (11,5%) e da percepção da marca (10%). Sendo assim, quanto mais significativas forem às três dimensões melhor será a imagem da marca.


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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v6i2.4304

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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