Empreendedorismo social: a inovação do movimento das empresas júnior no Brasil

Alessandro Aveni, Hayanne Rocha Ferreira

Resumo


Existem poucas pesquisas na academia em inovação e empreendedorismo social e também sobre Empresas Junior (EJ). O intuito é chamar atenção sobre o empreendedorismo social que é um ator dinâmico sustentável e de grande impacto social e econômico, mesmo se não existem ainda estatísticas confiáveis sobre o fenômeno no Brasil e não se pode detectar claramente sua inovação. O objetivo pretendido é explicar o modelo EJ e o movimento das EJ no Brasil como exemplo de inovação e de empreendedorismo social o que cabe na discussão sobre inovação e organizações. O resultado da análise usando pesquisas do mesmo movimento EJ (MEJ) mostra que as EJ podem ser classificadas na definição de empreendedorismo social e são inovadoras no meio em que operam e também pelas formas de organização que adotam. Entretanto, como resultado da análise, foi detectado que existem elementos de discussão sobre estratégias e posicionamento das EJ no mercado além de integração e de orientação acadêmica. Também existem elementos importantes na analise para que o governo, as empresas e a universidade possam avaliar o movimento como parceiro importante para inovação e desenvolvimento e não simplesmente uma associação de alunos de graduação, pois os integrantes do movimento estão complementando voluntariamente as falhas do sistema universitário e suo relacionamento com o mercado do trabalho.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v6i2.3871

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