A Aplicabilidade do Plano de Negócios às Startups - DOI: 10.5102/un.gti.v5i2.3276

Erika Lisboa, Lorena Campêlo de Oliveira Silva

Resumo


Apesar da origem do conceito de empreendedorismo ser divergente, a palavra empreendedor é utilizada desde o século XVIII e seu significado continua a se ampliar em pleno século XXI, por meio de novos nichos como o das startups. No Brasil, este é um assunto pouco desenvolvido academicamente e assim, partindo desta escassez, esta pesquisa tem como objetivo principal, relacionar a aplicabilidade de uma das principais ferramentas utilizadas pelos empreendedores, o plano de negócios, à realidade a qual se inserem as startups. A partir dos referenciais bibliográficos e acadêmicos disponíveis, apresenta-se a conceituação de plano de negócios, startups e inovação; a identificação das ferramentas frequentemente utilizadas por startups e o delineamento do perfil dos empreendedores de startups. Disto, para mensurar a eficiência do plano de negócios ao público pesquisado, foram realizadas duas etapas de coletas de dados complementares entre si, sendo a primeira qualitativa, por meio de entrevista, posteriormente compilada em questionário quantitativo, com perguntas fechadas, aplicado a empreendedores de startups. Por fim, foram analisados os dados, dos quais se verificou a aceitação do setor de startups em relação à aplicação do plano de negócios em sua realidade. Este estudo se justifica de forma acadêmica e gerencial tendo em vista o potencial de contribuição a posteriores estudos, pesquisas e para startups em si.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v5i2.3276

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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