A formação continuada do professor e o sucesso do processo ensino-aprendizagem

Celeida B. Garcia Cintra Pinto

Resumo


O presente trabalho busca apreender como a prática pedagógica se desenvolve no contexto escolar, tentando desvendar as relações professor-aluno, suas conseqüências para o sucesso do processo ensino-aprendizagem e as possíveis causas do fracasso escolar. Fundamenta-se no referencial teórico de Jean Piaget e nas contribuições de educadores e estudiosos que se dedicaram à pesquisa de propostas educacionais voltadas para o desenvolvimento da criança e do adolescente e o sucesso educacional. Conclui apresentando recomendações quanto às implicações da gestão escolar, dedicando atenção especial ao professor, reavaliando suas funções e compromissos e possibilitando sua orientação por meio de um processo de formação contínua em serviço, privilegiando a relação teoria-prática e o desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias a sua atuação profissional, com vistas a favorecer o desenvolvimento harmonioso do educando e o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Processo ensino-aprendizagem. Inter-relações. Formação continuada.

Texto completo:

Texto completo


ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia