O ensino da dança e a relação de gênero na educação básica

Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto, Roberta Pereira Feitosa, Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto

Resumo


A presente pesquisa objetivou o estudo do ensino da dança no ambiente escolar e a relação de gênero entre os alunos, no ensino de Educação Física. Foi desenvolvida por meio de uma pesquisa transversal de coleta única de dados, de análise exploratória, utilizando dois questionários, um com 03 professores, e outro com 24 alunos, com questões fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS 22.0. Verificou-se que 66,7% dos professores afirmaram trabalhar com a dança direcionada às festividades escolares e 100%, de forma recreativa, 66,7% a aplicam para o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos, perceptivos e socioafetivos, o que não foi confirmado pelos alunos. Concluiu-se que a dança não está sendo utilizada nas aulas de Educação Física devido a motivos, como: a falta de qualificação dos professores, ausência de espaço adequado e materiais de apoio, ideias sexistas diferenciando a prática e os preconceitos existentes entre os alunos, relacionados a gênero.

Palavras-chave


Palavras-chave: Dança. Relação de Gênero. Educação Física. Contexto Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v15i1.4292

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