Uma análise sobre a prática pedagógica do professor de educação física

Ayane Katarinne Santos da Costa, Arthur José Medeiros de Almeida

Resumo


Na década de 1980, o surgiram concepções pedagógicas na área da Educação Física que propiciaram diferentes maneiras de ensinar as manifestações da cultura corporal na escola. No entanto, existe um número reduzido de pesquisas que analisam a influência dessas concepções na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a prática pedagógica do professor de Educação Física que atua na Educação de Jovens e Adultos, considerando o conhecimento do professor sobre as concepções pedagógicas. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa em que se utilizou como técnicas de pesquisa a entrevista estruturada e observação sistemática de aulas com o registro em diário de campo. Notou-se que o professor fundamentou suas aulas nas concepções críticas de ensino da Educação Física, porém sem distinção entre elas.

Palavras-chave


Educação Física. Docente. Ensino. Educação.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v15i1.4263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia