Avaliação qualitativa de cardápios oferecidos para pré-escolares de creches do Distrito Federal - doi: 10.5102/ucs.v10i1.1588

Sarah Evelyn Porto Costa, Karina Aragão Nobre Mendonça

Resumo


O objetivo do trabalho é avaliar qualitativamente os cardápios oferecidos para pré-escolares de creches do DF, comparando uma creche pública e outra particular. A metodologia baseou-se no método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC). Esta pesquisa foi realizada em duas creches com nutricionista, sendo uma pública (A) e outra privada (B). Os resultados mostraram que, em relação às técnicas de cocção, os dois estabelecimentos serviram alimentos feitos em calor úmido ou sem cocção. Observou-se a presença de frituras que, em ambos os estabelecimentos, é mínima. Verificou-se ainda que o valor do percentual de carnes gordurosas e de carnes magras é igual, demonstrando equilíbrio. As frutas e hortaliças foram oferecidas todos os dias nos dois locais. Com relação à cor das refeições, em sua grande maioria foram coloridas. Observou-se maior presença de doces na creche A. Conclui-se que cabe ao nutricionista utilizar os materiais disponíveis da melhor maneira possível para oferecer uma alimentação adequada.

Palavras-chave


Alimentação saudável; Crianças; Creches; Cardápios.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v10i1.1588

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia