Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144

Poliana Nunes Gesteira, Henry Maia Peixoto, Hélia Carla de Souza, Luciana Farias de Miranda, Lígia Richter de Alencar Normando

Resumo


Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.

Palavras-chave


Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.

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DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v8i2.1144

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ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br

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