Gestão estratégica do endomarketing: um estudo de caso de geração de vantagem competitiva em academias esportivas

Fabyola Simonassi, Jéssica Fernandes da Silva

Resumo


Esta pesquisa monográfica investigou, por método exploratório, se duas academias esportivas localizadas no Distrito Federal utilizam o Endomarketing como estratégia para gerar vantagem competitiva no mercado. Desde a antiguidade, a sociedade persegue o ideal de perfeição do corpo humano e a beleza, bem como o bem-estar e a saúde. Do surgimento das primeiras academias esportivas até os modelos atuais de grandes franquias dedicadas a este segmento, a demanda por seus serviços ainda aumenta. O Brasil ocupa segundo lugar em crescimento do segmento de academias esportivas no mundo. Por outro lado, esse tipo de empresa apresenta indicadores de gestão de pessoas, de marketing e de comunicação ineficientes e/ou ineficazes. Como resultado da pesquisa, identificou-se que as academias estudadas desconhecem o Endomarketing, pois não o praticam de forma sistemática e não exploram adequadamente suas ferramentas. Foi definido o nível de endomarketing em que elas se encontram, bem como sugeridas diretrizes para um futuro e possível Programa de Endomarketing.

Palavras-chave


Endomarketing; Marketing Interno; Pesquisa de Clima Organizacional; Academia Esportiva; Academia de Ginástica; Fitness.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5102/uc.v12i1.3306

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ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

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