Gestão da comunicação nas organizações: Um estudo em dez ministérios brasileiros

Bianca Schnaider Smolarek

Resumo


O presente artigo relata os resultados de um estudo que se propõe a contribuir para a melhor compreensão sobre gestão da comunicação nas organizações. Os objetivos são observar os diferentes entendimentos sobre o tema, elencar atividades recorrentes no dia a dia dos gestores, mapear os aspectos mais destacados sobre competências e habilidades inerentes à função e apontar convergências e divergências encontradas durante a pesquisa. Por meio de revisão bibliográfica e de um estudo qualitativo – realizado junto a chefes das áreas de comunicação social de dez dos 15 maiores ministérios brasileiros –, o trabalho mostra que todos os anos centenas de profissionais ingressam na área de comunicação corporativa e que executam estratégias de comunicação ancoradas mais na assessoria de imprensa do que nas demais áreas da comunicação social. Uma das principais conclusões é a existência de assimetrias nas assessorias de comunicação dos ministérios visitados e na forma de pensar de seus gestores. O perfil básico do grupo estudado mostra que esse gestor tem cerca de 50 anos, vem da Região Sudeste, é jornalista, ocupa cargo comissionado, está na função há menos de dois anos e tem experiência anterior na imprensa e em comunicação pública. Em sua maioria, os gestores estudados atuam mais como jornalistas do que como gestores, assessoram mais do que planejam e enfrentam considerável dificuldade para promover comunicação integrada, medir resultados e executar atividades administrativas. Eles reconhecem como habilidades fundamentais aquelas relacionadas à assessoria de imprensa e muitas vezes questionam a necessidade de aprimorar competências de gestão e administrativas.

Palavras-chave


Gestão da comunicação; Gestor de comunicação; Planejamento em comunicação; Comunicação Integrada; Comunicação Pública

Texto completo:

Texto completo


DOI: http://dx.doi.org/10.5102/uc.v11i2.2837

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia