Agricultura ecológica e indústria têxtil: o papel da comunicação para o algodão orgânico no Brasil

Carolina Souza Cyrino de Oliveira, Eduardo Cyrino Oliveira-Filho

Resumo


O estudo apresenta dados da situação atual no Brasil e no mundo sobre a produção e consumo de algodão orgânico na indústria têxtil e das estratégias de publicidade e marketing que podem interferir positivamente na mudança desse cenário ainda insignificativo para essa commodity. Dentre os objetivos da pesquisa estão a obtenção de dados e informações sobre a produção e utilização do algodão orgânico, além da compreensão das principais estratégias de marketing e estudo do comportamento do consumidor. O artigo revela que é possível perceber que a produção pode crescer cada vez mais, principalmente, se aliada a estratégias de comunicação, responsáveis por levar informação e divulgar os benefícios desse produto ao consumidor final. Contudo, é importante que o consumidor compreenda ainda o valor comercial do algodão orgânico, que mesmo ao elevar o preço dos produtos, representa menos impacto ambiental. A compreensão não é reservada aos consumidores, mas também às empresas, que necessitam suprir esse nicho de mercado.

Palavras-chave


algodão orgânico; comunicação social; moda.

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DOI: https://doi.org/10.5102/uc.v11i1.2429

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ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

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