A gastronomia e a comunicação: análise do discurso gastronomia a partir do chef Jamie Oliver e do filme Ratatouille - DOI:10.5102/uc.v8i1.1343

Liana Watson Bettiol, Úrsula Betina Diesel

Resumo


Este trabalho trata sobre a gastronomia e sua ligação com o homem, mediada pela comunicação de massa. A percepção que se tem hoje sobre o tema forma-se, também, a partir do conteúdo que se propaga através da mídia. Para esta análise, o chef Jamie Oliver e o filme de animação Ratatouille serviram como exemplo e base do trabalho. A partir dos conceitos de mitologia de Roland Barthes, foram explicitados alguns mitos que fazem parte do imaginário coletivo e que são utilizados pela comunicação para obter respostas rápidas e identificação com o público. Os processos de controle de discurso proferidos por Foucault, ratificam os conceitos encontrados anteriormente e detalham outros tantos. O objetivo, portanto, deste trabalho, é identificar o processo comunicativo existente entre a sociedade e a mídia, que faz com que a gastronomia tenha o significado que ela tem hoje.

Palavras-chave


Gastronomia; Comunicaçao; Mídia; Mitos; Análise do Discurso

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DOI: http://dx.doi.org/10.5102/uc.v8i1.1343

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ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

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