O comportamento do consumidor jovem em relação à responsabilidade socioambienal e a necessidade da comunicação para a sustentabilidade - DOI: 10.5102/uc.v7i2.1134

Ana Cecília Basílio, Joana d’Arc Bicalho Félix

Resumo


A presente pesquisa analisa o comportamento do consumidor jovem em relação à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável. De outro lado, avalia se a força da comunicação, sobretudo da propaganda, tais como o poder de informar, seduzir, despertar desejos, têm alcançado a população jovem, a ponto de levá-los a optar por marcas e produtos de melhor performance socioambiental. Busca também perceber se há comunicação e informação no que diz respeito à educação ambiental e se os jovens têm, com ela, optado por posturas assertivas relacionadas à responsabilidade social. Sabe-se do forte impacto ambiental gerado pelo formato tradicional de produção e consumo, que envolve a busca incessante de matéria-prima virgem da natureza, bem como a descartabilidade, num modelo insaciável de consumo. Mas esta compreensão, aparentemente, ainda não se traduz em ações efetivas em benefício da conservação do Planeta Terra. A partir de pesquisa bibliográfica, aprofundada pela análise de dados publicados em pesquisas com jovens, e aplicação de questionário estruturado junto a 30 jovens universitários tornou-se possível constatar que existe um comportamento contraditório entre o discurso e a prática da sustentabilidade, também por parte de consumidores, insinuando importante caminho da educação ambiental que, aliada à propaganda e ao marketing, podem vir a orientar o novo consumidor, bem como agregar novos valores socioambientais aos produtos, serviços e marcas.

Palavras-chave


Comunicação para a sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; O jovem e a responsabilidade socioambiental.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: http://dx.doi.org/10.5102/uc.v7i2.1134

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia